Rio de Janeiro recebe recorde do Guinness como maior festa de Réveillon do mundo

A celebração de Réveillon do Rio de Janeiro foi oficialmente reconhecida pelo Guinness World Records como a maior festa de Réveillon do mundo, consolidando a cidade como referência global para comemorações de Ano Novo. Segundo um comunicado publicado no website da Prefeitura do Rio de Janeiro e consultado pela FORBES ÁFRICA LUSÓFONA, o recorde foi alcançado…
ebenhack/AP
O título foi oficialmente concedido ao prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, no palco principal das comemorações de Réveillon de 2026 em Copacabana.
Life

A celebração de Réveillon do Rio de Janeiro foi oficialmente reconhecida pelo Guinness World Records como a maior festa de Réveillon do mundo, consolidando a cidade como referência global para comemorações de Ano Novo.

Segundo um comunicado publicado no website da Prefeitura do Rio de Janeiro e consultado pela FORBES ÁFRICA LUSÓFONA, o recorde foi alcançado considerando a projecção de 2,5 milhões de pessoas na Praia de Copacabana em 2025.

O título foi oficialmente concedido ao prefeito Eduardo Paes na Terça-feira (30 de Dezembro), no palco principal das comemorações de Réveillon de 2026 em Copacabana. A placa comemorativa foi entregue por Camila Borenstein, juíza do Guinness World Records.

Também estiveram presentes o vice-prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Cavaliere; o presidente da Riotur, Bernardo Fellows; o cenógrafo e sócio da SRCOM, Abel Gomes; e o presidente da Câmara Municipal, Carlos Caiado.

“É uma honra receber este reconhecimento do Guinness pelo tamanho da nossa festa de Réveillon. Sabemos que nenhuma cidade no mundo realiza eventos para tantas pessoas e com tanta regularidade quanto o Rio de Janeiro. Além dos números, também devemos destacar as qualidades da festa de Réveillon, como a alegria dos cariocas e a diversidade musical”, disse o prefeito do Rio de Janeiro Eduardo Paes.

De acordo com Camila Borenstein, representante do Guinness, a prefeitura do Rio de Janeiro, com o apoio da SRCOM, conquistou esse título após receber diversas evidências, incluindo imagens de drones, comprovando o número recorde de 2,5 milhões de pessoas na festa de Réveillon.

“É uma honra dizer que vocês fazem parte do Guinness Book of Records e que são, mais uma vez, oficialmente incríveis”, reforçou.

A festa de Réveillon de 2026

Em Copacabana já está fervilhando com o espírito natalino. Espera-se que mais de 2,5 milhões de pessoas celebrem a chegada do Ano Novo na praia — uma multidão maior que a população de 22 capitais de estados brasileiros e superior à de 99,9% dos municípios do país.

A festa contará com três palcos montados na areia de Copacabana, como Palco Rio, em frente ao Copacabana Palace; Palco Samba, próximo à Rua República do Peru e o Palco Leme, dedicado à música gospel.

Pela primeira vez, segundo o documento, a celebração do Réveillon em Copacabana terá novas dimensões visuais, com estruturas inéditas, mais tecnologia e um cenário repaginado.

O show de fogos de artifício promete ser histórico, já que 19 balsas serão distribuídas ao longo da orla — quase o dobro do número utilizado em 2024 — e um espectáculo pirotécnico de 12 minutos, o maior já realizado no Rio. 

O espectáculo também contará com uma exibição de 1.200 drones, em homenagem à cidade, com imagens sincronizadas com os fogos de artifício e uma trilha sonora especial do DJ Alok.

Programação musical em Copacabana

A celebração do Réveillon no Rio de Janeiro exaltará a essência da cidade: a festa. Com 13 palcos espalhados por diferentes regiões, o evento se consolida como o maior festival de música do país, reunindo grandes nomes da música brasileira.

No Palco Rio (em frente ao Copacabana Palace), se apresentarão Gilberto Gil e Ney Matogrosso (convidado especial); Belo e Alcione; João Gomes, com participação especial de Iza; e Alok. DJ Cady abrirá o show, e a escola de samba GRES Beija-Flor encerrará a apresentação.

No Palco Amstel Samba (Rua República do Peru), haverá shows de Roberta Sá, Mart’nália, Diogo Nogueira e Feijão com Bloco da Preta. A abertura será do DJ Tamy e o encerramento será do GRES Grande Rio.
No Palco Leme, dedicado à música gospel, se apresentarão DJ Marcelo Araújo, Midian Lima, Samuel Messias, Thalles Roberto e Grupo Marcados.

O evento terá palcos em outras áreas da cidade, sendo que mais de 70 atrações musicais animarão os 13 palcos espalhados pelo Rio, celebrando a chegada de 2026.

Na Praia do Flamengo, haverá apresentações de Joanna, Moacyr Luz e Samba do Trabalhador, uma homenagem a Raul Seixas e ao GRES Imperatriz Leopoldinense, sendo que na Praia de Ramos se apresentarão os artistas Sylvinho Blau Blau, Ana Petkovic, MC Cacau, Balacobaco e GRES Vila Isabel. Em Sepetiba, os shows serão realizados por Tília, Juninho Thybau, Caju Pra Baixo e GRES Unidos da Tijuca.

Entretanto, no Parque Madureira subirão ao palco os seguintes grupos: Velha Guarda da Portela, Família Diniz, Sombrinha, DJ Michell + Black de Elite, além das escolas de samba Portela e Império Serrano. No Parque da Penha se apresentarão os seguintes artistas: Dudu Nobre, Michael Sullivan, Thaís Macedo, Pura Batucada e GRES Salgueiro.

O Parque Oeste (Inhoaíba) receberá Leandro Sapucahy, Batuke 021, Fróes, Pagodelas e GRES Mangueira. Na Ilha do Governador, o programa inclui Arlindinho, GRES União da Ilha, Mosquito, Santa Rita e GRES Viradouro.

Na Pedra de Guaratiba se apresentarão Alex Cohen, MC Bob Rum, Marina Júlia e Délcio Luz. Em Paquetá, os shows serão realizados por Ryon Sax, Fogo e Paixão Afromix, Marcos Santos e GRES Acadêmicos de Niterói.

No Parque Realengo se apresentarão os seguintes artistas: Sambay, Nem da Tia Doca, Nego Álvaro, DJ Rafael Nazareth e a escola de samba GRES Mocidade Independente de Padre Miguel.

Plano operacional na orla de Copacabana

Uma base avançada para a COR-Rio será instalada na orla de Copacabana. A partir de um contêiner duplo equipado com grandes telas, uma equipe de 20 operadores monitorará exclusivamente a região, accionando imediatamente equipes operacionais em caso de emergências. Quatro drones serão utilizados para monitorar a actividade nos três pontos de acesso à região.

Além disso, mais de 200 representantes de secretarias municipais, órgãos operacionais da Prefeitura, forças de segurança do estado e concessionárias de serviços públicos estarão de plantão na sede da COR-Rio, na Cidade Nova, monitorando em tempo real as festividades que acontecem por toda a cidade.

A Prefeitura do Rio de Janeiro divulgou seu plano operacional para a véspera de Ano Novo em 26 de Dezembro, detalhando transporte, segurança e serviços essenciais.

Entre as principais alterações no trânsito, o acesso a Copacabana será fechado a partir das 19h para carros particulares e a partir das 21h para táxis e ônibus. A principal forma de acesso ao bairro será por transporte público, incluindo metrô, trens e autocarros, que operarão com horários especiais.

A CET-Rio implementará fechamentos de vias e sinalização especial em ruas de Copacabana, Leme, Botafogo, Flamengo, Ipanema e Leblon, garantindo a segurança viária pública.

O Departamento Municipal de Transportes (SMTR) implementou um esquema especial de ônibus, concentrando as operações na região de Botafogo, com a activação do Terminal Enseada de Botafogo e pontos intermediários na Praia de Botafogo para linhas de ônibus municipais e intermunicipais.

Contudo, todos os locais da cidade com palcos para as comemorações do Réveillon de 2026 serão monitorados pela COR-Rio. No total, aproximadamente 700 câmeras monitorarão as festas organizadas pela Prefeitura. Somente em Copacabana, serão 307 câmeras, 67 a mais que na última edição, monitorando a chegada e saída do público, bloqueios de trânsito e acções de vigilância na área.

Mais Artigos