Governo angolano vai gastar 208 milhões de euros para reabilitação da Urbanização Nova Vida

O Presidente angolano, João Lourenço, autorizou a contratação de um financiamento no valor de 208 milhões de euros para reabilitação da Urbanização Nova Vida, em Luanda, uns dos primeiros projectos habitacionais do país. Autorização consta do despacho presidencial, assinado pelo chefe de Estado de Angola, a 31 de Dezembro e publicado em Diário da República,…
ebenhack/AP
Autorização consta do despacho presidencial, assinado pelo chefe de Estado de Angola, a 31 de Dezembro e publicado em Diário da República, I Série, de 12 de Janeiro de 2026.
Economia

O Presidente angolano, João Lourenço, autorizou a contratação de um financiamento no valor de 208 milhões de euros para reabilitação da Urbanização Nova Vida, em Luanda, uns dos primeiros projectos habitacionais do país.

Autorização consta do despacho presidencial, assinado pelo chefe de Estado de Angola, a 31 de Dezembro e publicado em Diário da República, I Série, de 12 de Janeiro de 2026.

O financiamento inclui o pagamento da comissão de garantia dada pelo Banco Português de Fomento e 85% correspondente ao valor do contrato comercial.

Concebido para minimizar o problema habitacional na cidade de Luanda, o projecto Nova vida é um dos empreendimentos habitacionais mais ambiciosos das últimas décadas. Localizado no município do Kilamba Kiaxi, o projecto teve início em 2003, tendo sido inicialmente projectada a construção de cerca de 2.500 Habitações.

A urbanização inclui cerca de 6.000 unidades habitacionais e acolhe aproximadamente 30.000 pessoas, que têm ao longo dos anos enfrentado a degradação das infraestruturas viárias e de saneamento, bem como falhas na recolha de resíduos e um aumento da insegurança.

Mais Artigos