PR de Cabo Verde defende mais equilíbrio entre Estado e sociedade e protagonismo da Geração Z

O Presidente de Cabo Verde, José Maria Neves, sublinhou, no Mindelo, a importância de reforçar o equilíbrio entre o Estado e a sociedade, destacando o papel da Geração Z na influência das decisões públicas. Em declarações à imprensa, após o debate com jovens sobre o tema “Geração Z e o futuro de Cabo Verde”, no…
ebenhack/AP
José Maria Neves reforçou que “a democracia não se resolve apenas no voto”, mas também na capacidade dos cidadãos de controlar o exercício do poder e exigir maior transparência e prestação de contas.
Economia Líderes

O Presidente de Cabo Verde, José Maria Neves, sublinhou, no Mindelo, a importância de reforçar o equilíbrio entre o Estado e a sociedade, destacando o papel da Geração Z na influência das decisões públicas.

Em declarações à imprensa, após o debate com jovens sobre o tema “Geração Z e o futuro de Cabo Verde”, no âmbito da Semana da República, José Maria Neves reforçou que “a democracia não se resolve apenas no voto”, mas também na capacidade dos cidadãos de controlar o exercício do poder e exigir maior transparência e prestação de contas.

O chefe de Estado considera fundamental empoderar os cidadãos e dar visibilidade às aspirações da juventude, traduzindo-as em políticas públicas.

“Precisamos de mais cidadania, de mais sociedade, para termos um Estado efetivo e capaz de responder às demandas colocadas sobre a mesa”, frisou, acrescentando que os jovens devem assumir o protagonismo e influenciar mais o exercício do poder.

Ciente de que o José Maria Neves deve ser “o principal ouvidor da República”, José Maria Neves promete continuar atento às vozes da juventude e dos demais segmentos da sociedade, dando visibilidade e encaminhamento às suas preocupações.

A Geração Z (Gen Z) são os nascidos aproximadamente entre 1995 e 2010, os primeiros “nativos digitais” que cresceram com a internet e smartphones, valorizam a autenticidade, diversidade, sustentabilidade, e são engajados socialmente e politicamente, buscando propósito e flexibilidade, sendo muito práticos e conscientes do consumo, apesar de enfrentarem ansiedade e desafios com a saúde mental. 

Mais Artigos