A Selecção do Senegal, conhecida como Leões de Teranga, sagrou-se grande vencedora da 35.ª edição da Taça das Nações Africanas – CAN em futebol, ao derrotar, este Domingo, 18 de Janeiro, os Leões do Atlas, Marrocos, por 1-0, na final da competição.
O único golo da partida foi apontado por Pape Gueye, aos 4 minutos do prolongamento, num encontro muito equilibrado e disputado até ao último instante.
Com este triunfo, o Senegal conquista o segundo título da sua história no CAN. O primeiro foi alcançado em 2021, numa edição disputada nos Camarões, onde venceu o Egipto na final.
Marrocos, país anfitrião da 35.ª edição do CAN, continua sem conquistar o troféu há 50 anos, somando agora o seu segundo título de vice-campeão da prova.
Além do título continental, o Senegal arrecada um prémio monetário de 10 milhões de dólares norte-americanos.
A final ficou ainda marcada por fortes contestações nos minutos finais, após a marcação de uma grande penalidade a favor de Marrocos, com recurso ao VAR. Em protesto, jogadores senegaleses chegaram a abandonar o relvado. No entanto, o remate acabou por ser defendido por Mendy.





