A EMIS-Empresa Interbancária de Serviços, movimentou mais de 69 mil milhões de kwanzas (74,8 mil dólares) em 2025 em transacções electrónicas, segundo anúncio da empresa.
Segundo os dados da empresa, os resultados operacionais referentes ao ano de 2025, representam indicadores históricos que reafirmam a aceleração da digitalização financeira das pessoas e das empresas em Angola.
O documento aponta que a rede Multicaixa processou um montante global de 46 mil milhões de kwanzas, um valor que supera em 1,33 vezes a proposta do Orçamento Geral do Estado (OGE) para 2025.
“Este desempenho recorde reflete não apenas a mudança nos hábitos dos angolanos, mas o papel central da EMIS na estabilidade e fluidez da economia nacional”, sublinha o comunicado.
Os principais indicadores de 2025, segundo indica o documento, o volume financeiro teve um montante transaccionado de 46 mil milhões de kwanzas que representa um crescimento de 31,2% face ao período homólogo, o volume de Ttansacções foram realizadas 3,4 mil milhões de operações na rede, um aumento expressivo de 47,9%, já o recorde diário a capacidade e resiliência da infraestrutura foram testadas e aprovadas no dia 24 de Dezembro, data em que se atingiu o pico histórico de 15,8 milhões de transacções num único dia.
O canal Multicaixa Express consolidou a sua liderança absoluta na preferência dos utilizadores, sendo responsável por cerca de 62% de todas as operações da rede Multicaixa. “Ao longo do ano, a aplicação processou mais de 2,1 mil milhões de transacções, movimentando mais de 19,7 mil milhões de kwanzas, evidenciando a migração massiva para o digital.
No entanto, a inovação e novos meios de pagamento, o ano de 2025 ficou também marcado pela explosão na adesão às novas soluções de pagamento desenhadas para simplificar o quotidiano.
KWiK (Transferências Instantâneas): O instrumento de pagamento KWiK teve o seu melhor ano de sempre, com um crescimento superior a 1000% no número de operações, totalizando perto de 35 milhões de transferências. Em volume financeiro, o sistema movimentou aproximadamente 600 milhões de Kwanzas, um aumento de 725% face ao ano anterior;
Pagamentos por Código QR: esta solução, que promove a desmaterialização dos pagamentos no retalho, ultrapassou a barreira das 53 milhões de transacções, afirmando-se como uma alternativa moderna, simples e segura.
No segmento corporativo e de grandes movimentos, o Sistema de Transferências a Crédito também registou um desempenho sem precedentes. Foram processados 22,7 biliões de Kwanzas através de 31 milhões de operações, um crescimento de 37,8% no montante transaccionado. Estes números confirmam a eficiência da EMIS na compensação financeira das atividades económicas do país.
Os resultados de 2025 reforçam o compromisso da EMIS em liderar a transformação digital dos pagamentos em Angola. A empresa continuará a investir na massificação dos pagamentos electrónicos, garantindo infraestruturas que ofereçam segurança, conveniência e confiança, rumo à total digitalização da economia angolana.





