Mais de 112 mil clientes sem electricidade no sul de Moçambique devido às cheias

Um total de 112.112 clientes da região sul de Moçambique está sem eletricidade devido às inundações que já danificaram dois postes de transformação e isolaram outros 206, avançou a estatal Electricidade de Moçambique (EDM). Segundo dados actualizados da EDM, os clientes afectados são das áreas de Machava, Boane, Infulene e Matola, na província de Maputo,…
ebenhack/AP
Segundo dados actualizados da EDM, os clientes afectados são das áreas de Machava, Boane, Infulene e Matola, na província de Maputo, Chókwè e Xai-xai, em Gaza e no distrito e Inhambane, na província com o mesmo nome.
Life

Um total de 112.112 clientes da região sul de Moçambique está sem eletricidade devido às inundações que já danificaram dois postes de transformação e isolaram outros 206, avançou a estatal Electricidade de Moçambique (EDM).

Segundo dados actualizados da EDM, os clientes afectados são das áreas de Machava, Boane, Infulene e Matola, na província de Maputo, Chókwè e Xai-xai, em Gaza e no distrito e Inhambane, na província com o mesmo nome. Na cidade de Maputo, ficaram afetados clientes de KaMaxaquene, KaPfumo, KaMavota, KaMubukwana e KaGwava.

No mesmo documento, a EDM avança que montou pelo menos 64 luminárias nos centros de acolhimento das vítimas das inundações, tendo igualmente já restabelecido a electricidade em 40 postos de transformação antes danificados que beneficiam campos agrícolas de Moamba e Sabié, na província de Maputo, adiantando que planeia repor a corrente noutras regiões afectadas assim que houver condições.

Quase 617 mil pessoas foram afectadas desde 07 de Janeiro pelas cheias generalizadas que se registam em Moçambique, com 12 mortos, segundo dados provisórios do Instituto Nacional de Gestão e Redução do Risco de Desastres (INGD).

De acordo com a base de dados do INGD, as cheias que se registam em vários pontos do país afetaram o equivalente a 133.704 famílias, com registo de 2.867 casas parcialmente destruídas, 743 totalmente destruídas e 71.560 inundadas.

Desde o início da época das chuvas, em Outubro, incluindo as últimas duas semanas de cheias, já morreram 123 pessoas em Moçambique e 754.835 pessoas foram afetadas, segundo o INGD.

Até 16 de Janeiro era referido o total de 103 óbitos e 173 mil pessoas afectadas desde o início da época das chuvas em Moçambique (que vai de outubro a Abril), avançou nesse dia o Governo, decretando de seguida o alerta vermelho nacional.

Mais Artigos