O ministro da Energia e Águas de Angola, João Baptista Borges reconheceu esta Sexta-feira, 23, em Luanda, que o Executivo angolano está consciente de que os desafios no sector de energia e água permanecem significativos, sobretudo, no que respeita ao aumento da taxa de cobertura e à universalização do acesso à energia eléctrica e à água potável.
O gestor que procedeu à abertura oficial da cerimónia de lançamento da 2ª Conferência Internacional sobre Energia e Águas, disse que o Governo tem desenvolvido um esforço contínuo e consistente ao longo de toda a cadeia de valor da produção, o transporte e a distribuição, com investimentos significativos em infraestruturas estruturantes.
Segundo o governante, todos estes esforços se traduzem na ampliação da capacidade instalada, na modernização da rede e no alargamento do acesso à energia eléctrica em todo o território nacional.
“Paralelamente, no sector das águas, têm sido implementados projectos de grande impacto, com destaque para a construção, reabilitação e expansão do sistema de abastimento de água potável e de saneamento de águas residuais, visando responder às necessidades crescentes da população e promover melhores condições de saúde pública e dignidade social”, garantiu.
Borges ressaltou ainda que o Presidenta angolano, João Lourenço tem vindo a implementar uma política firme, coerente e estruturada no domínio da energia e dos recursos hídricos, reconhecendo estes sectores como pilares fundamentais para o crescimento económico, a coesão social e a melhoria de vida da população.
Os objectivos, segundo disse, constituem um imperativo de governação e um compromisso inalienável do Estado angolano para com os seus cidadãos. “É neste contexto que o Ministério da Energia e Águas promove a realização da 2ª Conferência Internacional sobre Energia e Águas, associada à Feira de Exposição Tecnológica de Energia e Águas”, salientou.





