Guiné Equatorial e Chevron assinam acordo para o projecto de gás Aseng

O Governo da Guiné Equatorial e a empresa petrolífera americana Chevron assinaram um acordo para o projecto de gás Aseng, um dos maiores programas de produção de gás do país. O acordo inclui o financiamento da participação da Gepetrol no projecto, que aumenta significativamente de 5% para 32,55%. “Esse aumento reflete o compromisso do Governo…
ebenhack/AP
O acordo, segundo um comunicado publicado no website da Presidência da Guiné Equatorial, consultado pela FORBES ÁFRICA LUSÓFONA, inclui o financiamento da participação da Gepetrol no projecto, que aumenta significativamente de 5% para 32,55%.
Economia

O Governo da Guiné Equatorial e a empresa petrolífera americana Chevron assinaram um acordo para o projecto de gás Aseng, um dos maiores programas de produção de gás do país. O acordo inclui o financiamento da participação da Gepetrol no projecto, que aumenta significativamente de 5% para 32,55%.

“Esse aumento reflete o compromisso do Governo da Guiné Equatorial em ampliar sua participação na exploração de seus recursos naturais”, segundo um comunicado publicado no website da Presidência da Guiné Equatorial, consultado pela FORBES ÁFRICA LUSÓFONA,

Este acordo, refere a nota, é um passo importante para o desenvolvimento da Guiné Equatorial e para a segurança energética da região, e espera-se que gere empregos e aumenta a renda do país.

O ministro de Minas e Hidrocarbonetos, Antonio Oburu Ondo, disse que o projecto de gás Aseng é considerado fundamental, pois abrirá caminho para outros projectos de gás no país e garantirá o fornecimento de gás pelas próximas décadas.

A partir de agora, ressalta Antonio Oburu Ondo, a usina de Punta Europa se beneficiará deste acordo, que também abre possibilidades para outros projectos, como o Yoyo Yolanda, o projecto com Camarões e o projecto do gasoduto com a Nigéria.

A assinatura do acordo alcançado nos Estados Unidos da América durante a última viagem do secretário executivo Nguema Obiang Mangue, em Setembro do ano passado, ocorreu na presença de alguns membros do Governo, altos executivos da empresa Chevron e o embaixador americano na Guiné Equatorial.

“A assinatura deste documento legal ocorreu nesta Sexta-feira no Palácio do Povo, em Malabo, após meses de intensas negociações”, finaliza o mesmo documento.

 

Mais Artigos