A assinalar o início do Black History Month nos Estados Unidos, a empreendedora infantil e embaixadora cultural da herança afro-portuguesa, Lauryn Rose Cabral Teixeira, começa o mês de Fevereiro com mais um reconhecimento global, reforçando o seu impacto internacional na promoção da identidade, cultura e herança afrodescendente.
Lauryn Rose, filha de mãe cabo-verdiana e pai santomense, recebeu oficialmente o seu primeiro título do Guinness World Records como uma das embaixadoras do World Afro Day, após ter ajudado a organizar e participado na maior aula online de consciencialização cultural realizada em 24 horas.
O evento, segundo uma nota enviada à FORBES ÁFRICA LUSÓFONA, teve lugar entre 15 e 16 de Setembro de 2025 e reuniu 1.382 participantes, num marco histórico de celebração global do cabelo afro, da identidade e da cultura.
Para Lauryn, é também um motivo de enorme orgulho representar Cabo Verde e a diáspora lusófona no cenário internacional. “A todos os que apoiaram, participaram e amplificaram este movimento global, fica um profundo agradecimento. Fevereiro está apenas a começar — e o legado do cabelo afro, da identidade e da cultura continua”, disse.
O World Afro Day é uma campanha global anual, fundada a 15 de Setembro de 2017 pela activista e jornalista Michelle De Leon, com o objectivo de celebrar, proteger e aumentar a consciencialização sobre o cabelo afro natural, a cultura e a identidade. A iniciativa trabalha activamente para combater a discriminação contra cabelos de textura afro em escolas e locais de trabalho, em colaboração com o Gabinete do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos.
Desde a sua criação, o World Afro Day tem desempenhado um papel central na promoção da literacia cultural, no empoderamento de comunidades afrodescendentes e na valorização do cabelo afro como símbolo de história, resistência, identidade e poder.
“Entre as suas iniciativas de maior impacto destaca-se o Big Hair Assembly, um movimento global dedicado à educação, celebração e defesa da diversidade capilar. Mais do que um título, esta conquista representa visibilidade, educação e afirmação cultural. O cabelo afro vai além da estética — é herança ancestral, história viva e uma expressão profunda de identidade individual e coletiva”, lê-se na nota.
Este reconhecimento assume ainda um significado histórico: Lauryn Rose Teixeira é uma das Embaixadoras Globais do Afro Hair e a primeira criança de origem lusófona a alcançar este título, levando a representação das comunidades afrodescendentes de países de língua portuguesa a um palco verdadeiramente global.





