Angola adere ao Fórum Intergovernamental sobre Mineração, Minerais, Metais e Desenvolvimento Sustentável

Angola tornou-se oficialmente o 86.º membro do Fórum Intergovernamental sobre Mineração, Minerais, Metais e Desenvolvimento Sustentável (IGF, sigla em inglês), reforçando o seu compromisso com uma indústria mineira responsável, transparente e sustentável. O formulário de adesão foi assinado pelo ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás angolano, Diamantino Azevedo, e pela directora do IGF, Isabelle…
ebenhack/AP
Angola junta-se a uma comunidade global que trabalha em conjunto para transformar recursos minerais em motores de desenvolvimento sustentável.
Economia

Angola tornou-se oficialmente o 86.º membro do Fórum Intergovernamental sobre Mineração, Minerais, Metais e Desenvolvimento Sustentável (IGF, sigla em inglês), reforçando o seu compromisso com uma indústria mineira responsável, transparente e sustentável.

O formulário de adesão foi assinado pelo ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás angolano, Diamantino Azevedo, e pela directora do IGF, Isabelle Ramdoo, à margem da participação de Angola, no Mining Indaba 2026.

A adesão de Angola ao IGF, segundo um comunicado do Governo a que a FORBES ÁFRICA LUSÓFONA teve acessso, proporcionará ao país assistência técnica, formação e avaliação de políticas públicas, com o objectivo de fortalecer a governação do sector, melhorar a criação de valor local e garantir que a indústria mineira contribua plenamente para o desenvolvimento inclusivo e sustentável.

De acordo Diamantino Azevedo, citado no documento, o país possui um portefólio rico e diversificado, desde diamantes e ferro até minerais críticos essenciais para a transição energética global.

“À medida que continuamos a promover a mineração responsável e a atrair investimento sustentável, reconhecemos o imenso valor da colaboração e da partilha de conhecimento. A adesão ao IGF ajudar-nos a fortalecer as estruturas de governação, melhorar a criação de valor local e garantir que o nosso sector mineiro contribua plenamente para um desenvolvimento intensivo e sustentável”, disse o governante angolano.

Isabelle Ramdoo, destacou que, com satisfação, o IGF acolhe Angola como seu 86.º membro e realçou que Fórum apoia os países na criação de leis, políticas e regulamentos eficazes para o sector mineiro, promovendo transparência, inclusão e sustentabilidade.

Angola junta-se a uma comunidade global que trabalha em conjunto para transformar recursos minerais em motores de desenvolvimento sustentável.

O Intergovernmental Forum on Mining, Minerals, Metals and Sustainable Development (IGF), explica o documento, é uma parceria voluntária composta por mais de 80 países membros, incluindo algumas das mais importantes jurisdições mineiras do mundo.

Entretanto, ressalta o mesmo comunicado que o IGF apoia governos no desenvolvimento de políticas e regulamentos eficazes para o sector mineiro, abrangendo todo o ciclo da mineração, desde a prospecção até ao fecho de minas, e todos os tipos de operações, desde a mineração artesanal à mineração em grande escala.

“O Fórum é acolhido pelo Instituto Internacional para o Desenvolvimento Sustentável (IISD) desde outubro de 2015, com financiamento principal do Governo do Canadá”, finaliza.

Mais Artigos