Governo de Cabo Verde lançou o concurso internacional para a aquisição de dois aparelhos de TAC de 128 cortes para dois hospitais centrais, conforme anunciado pelo ministro da Saúde, Jorge Figueiredo, no parlamento.
Estes equipamentos, segundo uma nota do Governo, destinam-se aos dois hospitais centrais do país, Hospital Dr. Agostinho Neto (HAN) e Hospital Dr. Baptista de Sousa (HBS) para realização de exames de alta resolução em múltiplas especialidades médicas, incluindo avaliação cardíaca, neurológica, abdominal e musculoesquelética, visando diagnóstico rápido e preciso, para auxiliar na melhor opção terapêutica.
De acordo com a nota conceptual, esta aquisição justifica-se pela necessidade de atender à crescente demanda por exames de imagem de alta qualidade, visando reduzir o tempo de diagnóstico e permitir intervenção precoce em casos críticos, realizar exames avançados, como angiografia, avaliação cardíaca e estudos abdominais detalhados, melhorar a eficiência operacional do serviço de radiologia, optimizando o fluxo de pacientes e garantir conformidade com normas internacionais de radioprotecção e segurança do paciente.
Trata-se de uma aposta do Governo de Cabo Verde, no valor de 29,00 milhões de dólares, que conta com o financiamento do Banco Mundial no âmbito do projeto de Segurança Sanitária na África Ocidental e Central.
De recordar que na última Quarta-feira, em sessão de pergunta ao Governo, no parlamento, o ministro Jorge Figueiredo, anunciou esta aquisição referindo-se que os atuais TAC de São Vicente e da Praia eram de 16 cortes.
“Neste momento, as duas TACs que virão são de 128 cortes. Nós poderemos estudar plenamente a circulação, o coração, o diagnóstico diretamente” explicou.
Segundo o ministro, estes equipamentos permitirão melhorar o diagnóstico em áreas críticas como a cardiologia e a oncologia, possibilitando uma intervenção mais célere e precisa.
Jorge Figueiredo assegurou ainda que o seu ministério irá colocar brevemente o serviço de TAC no Hospital Regional Santa Rita Vieira em Santiago Norte e também no Hospital Regional João Morais em Santo Antão.





