O Banco de Poupança e Crédito (BPC) de Angola registou, em 2025, um resultado líquido positivo de 4 mil milhões de kwanzas, um indicador acompanhado pelo aumento do produto bancário em 11,2% face ao ano de 2024, que atingiu um valor consolidado na ordem dos 123 mil milhões de Kwanzas.
Em conferência de imprensa realizada esta semana, o Presidente do Conselho de Administração, Claúdio Pinheiro, avançou que a rendibilidade de capitais próprios se situou em 1,6% reflectindo, sobretudo, um nível de rentabilidade moderado face ao referido capital.
Dados do Banco Público indicam que o rácio de fundos próprios regulamentares se fixou em 26,7%, mantendo-se acima requisitos prudenciais de 8,0% e do resultado do Processo de Análise e Avaliação para Fins de Supervisão (SREP) de 18,5%, revelando a solidez da posição de capital da Instituição financeira.
Deste exercício, destaca-se o montante global de depósitos no valor total de 1.211 mil milhões de kwanzas, que representam mais de 11,5% relativamente ao ano de 2024.
No domínio da transformação digital e dos meios de pagamento, o investimento realizado concretizou-se no crescimento das operações executadas em canais remotos.
Nesta ordem de ideias o volume de transacções em caixas automáticas totalizou 1.442 mil milhões de Kwanzas, representando um crescimento de aproximadamente 15,8 % face a 2024.
As operações de pagamento automático atingiram cerca de 701 mil milhões de Kwanzas, registando um aumento de 154,6% relativamente ao ano anterior.
Em 2024, o total de depósito fixou-se em 1,085 mil milhões de kwanzas, os fundos próprios cifraram-se em 286 mil milhões de kwanzas enquanto em termos de cartões activos rondaram os 842.3 mil. As transacções nos ATMs, em 2024, foram de 1.245,1 mil milhões de kwanzas.





