Vodacom regista uma melhoria operacional em Moçambique

A Vodacom registou uma melhoria operacional em Moçambique no último exercício fiscal, com crescimento de receitas de serviços e nos serviços financeiros, apesar do recuo de 1,5% na faturação total, segundo relatório e contas da operadora. A operadora móvel do grupo internacional, e uma das três em operação no país africano, refere no relatório financeiro…
ebenhack/AP
A empresa aponta que a facturação total da Vodacom Moçambique recuou 1,5%, para 277,5 milhões de euros, face aos 286,4 milhões de euros registados no exercício fiscal anterior.
Economia

A Vodacom registou uma melhoria operacional em Moçambique no último exercício fiscal, com crescimento de receitas de serviços e nos serviços financeiros, apesar do recuo de 1,5% na faturação total, segundo relatório e contas da operadora.

A operadora móvel do grupo internacional, e uma das três em operação no país africano, refere no relatório financeiro do ano fiscal de 2026, terminado em 31 de Março e a que a Lusa teve acesso, que as receitas de serviços em Moçambique cresceram 3,3% em moeda local, destacando uma evolução mais favorável da operação face ao exercício anterior.

A empresa, com operações também no Lesoto, Tanzânia, República Democrática do Congo, África do Sul e Egito, aponta, contudo, que a facturação total da Vodacom Moçambique recuou 1,5%, para 20.359 milhões de meticais (277,5 milhões de euros), face aos 20.673 milhões de meticais (286,4 milhões de euros) registados no exercício fiscal anterior.

No entanto, ainda de acordo com o relatório, a receita média por cliente da Vodacom Moçambique aumentou para 129 meticais (1,76 euros) por mês em 31 de março de 2026, acima dos 124 meticais (1,71 euros) registados em 31 de março de 2025.

A Vodacom refere ainda que terminou o exercício com 11,6 milhões de clientes em Moçambique, mantendo o país como um dos principais mercados da operação internacional do grupo.

A empresa sublinha o reforço da rede, com a cobertura populacional 4G em Moçambique a atingir 87,1% em março de 2026, acima dos 87,0% do ano anterior e muito acima dos 25,2% registados em 2020.

Destaca o investimento em soluções de conectividade para zonas remotas, referindo que concluiu com sucesso em Moçambique uma prova de conceito com satélites de órbita baixa (LEO), em parceria com a Starlink.

 

Mais Artigos