A principal liga de basquetebol do mundo, a National Basketball Association, realizou nesta Sexta-feira, 30, a 75ª edição do seu draft, no qual, o português Neemias Queta, de 22 anos, com 2,13 metros de altura e de origem guineense, foi um dos seleccionados para integrar a equipa Sacramento Kings e tornando-se no primeirio cidadão luso a ingressar à NBA.
O draft da NBA é um dos pontos altos do ano do basquetebol de alta competição nos Estados Unidos da América, em que 30 equipas da liga escolhem 60 jogadores. Desta vez, um português viu o seu nome na lista.
De acordo com uma publicação da Federação Portuguesa de Basquetebol (FDP), o jovem internacional treinara com a formação da Califórnia na semana que antecedeu o Draft e terá dito: “senti que foi um bom treino para mim, um dos melhores que tinha feito. Na altura, o feedback que recebi deu-me a entender que precisavam de um jogador com estas características. A partir daí, era só esperar se seria escolhido por eles ou alguém antes”.
Numa entrevista à SportTV, momentos após ter sido seleccionado, Neemias mostrou-se regozijado com o resultado, não conseguindo esconder a emoção e a felicidade pelo momento que marca a sua vida a todos os níveis. “Estou muito contente com o que aconteceu. Foi lindo. Já esperava por este dia há muito tempo”, afirmou o agora poste dos Sacramento Kings.
Por sua vez, o presidente da FPB, Manuel Fernandes, o dia 30 de julho de 2021 torna-se uma data histórica para o basquetebol português. “É um dia histórico para o Neemias, para os apaixonados pela modalidade em Portugal e um regozijo para todo o país por um português chegar ao topo do maior espetáculo desportivo à escala planetária, a NBA. Parabéns, Neemias, parabéns a todos que contribuíram para este sucesso (…)”, declarou.
Nascido em Lisboa e filho de pais guineenses, Neemias Queta cresceu na margem sul do Tejo e driblou pela primeira vez num campo de basquetebol quando tinha dez anos, por influência da família, ao serviço das camadas jovens do FC Barreirense. Na temporada entre 2017 e 2018, jogou dois jogos pelo SL Benfica na Liga Portuguesa de Basquetebol. A 31 de agosto de 2018 separou-se oficialmente do Benfica, rumando aos Estados Unidos da América.