Cabo verde regista aumento nas exportações e reexportações

Em Julho do ano em curso, Cabo Verde registou um aumento nas exportações e reexportações, segundo dados divulgados, há dias, pelo Instituto Nacional de Estatísticas (INE) local, que constatou igualmente uma diminuição do défice da balança comercial. De acordo com os dados provisórios do comércio externo, em Julho as exportações de Cabo Verde aumentaram 33,3%…
ebenhack/AP
Em Julho as exportações de Cabo Verde aumentaram 33,3% e totalizaram 673 milhões de escudos (6,1 milhões de euros), enquanto que nas importações registaram um decréscimo de 0,8%.
Economia

Em Julho do ano em curso, Cabo Verde registou um aumento nas exportações e reexportações, segundo dados divulgados, há dias, pelo Instituto Nacional de Estatísticas (INE) local, que constatou igualmente uma diminuição do défice da balança comercial.

De acordo com os dados provisórios do comércio externo, em Julho as exportações de Cabo Verde aumentaram 33,3% relativamente ao mesmo período de 2020 e totalizaram 673 milhões de escudos (6,1 milhões de euros).

Ao contrário das exportações e reexportações, Cabo Verde registou uma ligeira diminuição nas importações, sendo que, no período em análise, a Europa continuou a ser o principal cliente de Cabo Verde, absorvendo 89,3% do total das exportações do arquipélago, com Espanha, responsável por 67,8% do total, a liderar.

Os dados referem que as importações diminuíram 0,8% em Julho, indicando que o continente europeu continua a ser o principal fornecedor de Cabo Verde, com 67,8% do total das mercadorias que entram no arquipélago, seguido da Ásia/Oceânia (16,8%), da América (8,3%), da África (3,8%) e do resto do mundo (3,3%).

De acordo com as estatísticas, os dez principais produtos importados por Cabo Verde atingiram 58,9% do total, contra os 51,4%  do período homólogo de 2020.

O INE de Cabo Verde informa que, perante a necessidade dos utilizadores nacionais e internacionais, em articulação com as entidades ligadas ao comércio externo, adoptou a divulgação mensal das estatística do sector, em detrimento da habitual periodicidade trimestral.

Mais Artigos