Dados divulgados recentemente pelos Serviços da Alfândega da China revelam que as trocas comerciais entre aquele ‘gigante’ asiático e os Países de Língua Portuguesa, no período entre Janeiro a Agosto deste ano, atingiram os 131,4 mil milhões de dólares, o que representa um aumento de aproximadamente 44%, face a igual período de 2020.
As importações da China dos lusófonos se fixaram nos 91,6 mil milhões de dólares, um aumento homólogo de 38,26%, enquanto as exportações da China para os países que têm o português como língua oficial se cifraram nos 39,7 mil milhões de dólares, mais 58,6% que o registado no ano passado.
Os Serviços da Alfândega da China referem ainda que as trocas comerciais em Agosto foram de 21,9 mil milhões de dólares, um aumento de 15,4% face ao mês anterior e as importações da China dos Países da CPLP ultrapassaram os 15 mil milhões de dólares, um aumento de 15% quando comparado a Julho. Já as exportações da China para os países da CPLP em Setembro atingiram os 6,3 mil milhões de dólares, representando um crescimento de 17,1% comparativamente ao mês de Julho último.
Apesar das restrições impostas pela pandemia da Covid-19, os negócios entre a China e os países-membros da CPLP continuam a acontecer, com o país asiático a primar pelo reforço das suas parcerias económicas e de investimentos com os lusófonos, segundo o Secretariado Permanente do Fórum para a Cooperação Económica e Comercial entre ambos.