Editado pela brasileira Alupolo, a obra científica ‘África! Qual o Próximo Passo?’’, da autoria do jurista angolano Sebastião Vinte e Cinco, foi lançada nesta Quinta-Feira, 03, na Mediateca de Luanda, contendo a obra 109 páginas de várias reflexões transversais sobre temas pertinentes de política e economia africana.
“O livro tem abordagens sobre as independências, a actualidade política africana e uma visão perspectiva do nosso continente”, descreve Sebastião Vinte e Cinco, à Forbes África Lusófona,
A obra contempla também vários temas entre os quais “a necessidade de investimento em África”, “a transição formal e a realidade objectiva pós-transição”, “os modelos de gestão do erário e o cancro chamado corrupção”.
Sebastião Vinte e Cinco avança ainda que a ideia de escrever o livro surge pelo facto de ser africano e desde muito cedo ter contacto com a literatura sobre política africana, factor que lhe permitiu perceber o potencial do continente africano e dos seus povos.
Por outro lado, o autor ressalta que tem constatado que as gerações actuais e futuras de governantes, políticos e cidadãos de modo geral reconhecem que esta não é a África que sonharam ter e por essa razão impõe-se o desafio de se perseguir o sonho de construção de Estados fortes e prósperos tendo como exemplo outras realidades de geografias menos favorecidas pela natureza.
A obra África! Qual o Próximo Passo? será igualmente apresentada no Brasil, no próximo dia 23 de Fevereiro às 17 horas do Brasil (21 de Luanda) via zoom com a Comunidade Académica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Sobre o autor
Sebastião Quitumba Vinte e Cinco, natural de Luanda, é filho do reverendo, escritor e pesquisador, Gabriel Vinte e Cinco. É advogado de profissão, e autor do Guia Prático para o Exame de Admissão à Faculdade de Direito, editado e publicado em 2010.
Foi comentador residente de Política Africana do Programa África Magazine da Rádio Nacional de Angola. Desde 2018 é articulista com publicações no Jornal de Angola, diário no qual publicou diversos artigos de opinião sobre questões africanas. É também sócio-fundador da SVC Advogados, e comentador (não residente) de Política e Direito da TV Zimbo.