Festival norte-americano South by Southwest estreia filme ‘Cesária Évora’ em Março

Os norte-americanos do Estado do Texas estreiam, no próximo dia 12 de Março, o documentário ‘Cesária Évora’, no festival South by Southwest (SXSW), a acontecer precisamente na cidade de Austin. De acordo com uma descrição do Expresso das Ilhas, é a primeira longa-metragem portuguesa na selecção do festival norte-americano, um filme documental de Ana Sofia…
ebenhack/AP
Trata-se de um filme documental de Ana Sofia Fonseca, com imagens de arquivo nunca antes vistas, gravações inéditas e testemunhos únicos, e que promete revelar a intimidade do nome.
Life

Os norte-americanos do Estado do Texas estreiam, no próximo dia 12 de Março, o documentário ‘Cesária Évora’, no festival South by Southwest (SXSW), a acontecer precisamente na cidade de Austin.

De acordo com uma descrição do Expresso das Ilhas, é a primeira longa-metragem portuguesa na selecção do festival norte-americano, um filme documental de Ana Sofia Fonseca, com imagens de arquivo nunca antes vistas, gravações inéditas e testemunhos únicos, e que, segundo a organização, “promete revelar a intimidade” do nome maior da world music.

“Cesária Évora”, é dedicado à artista cabo-verdiana, também conhecida como a “rainha dos pés descalços”, que se tornou num dos maiores nomes da world music – e agora tem estreia mundial nos Estados Unidos.

“Documentário emocionante e surpreendente, que nos leva ao mais íntimo e desconhecido da cantora que levou Cabo Verde ao mundo, não se cinge a um filme de música”, refere o jornal

Realizado entre Portugal, França e Cabo Verde, “o documentário cruza diversos contextos políticos e sociais, abordando temas como o colonialismo e a igualdade”.

De acordo com a realizadora e jornalista citada pelo jornal, a voz de Cesária “não deixa ninguém indiferente”, a sua história também não.

“Sem levantar bandeiras, lutou a vida inteira contra preconceitos, conquistou um dos maiores luxos dos nossos dias – ser apenas ela própria. Em Cabo Verde ou em Hollywood, Cesária foi sempre a mesma pessoa” considerou.

A produção da Carrossel Produções, feita em parceria com a produtora Até o Fim Do Mundo, conta com edição de imagem de Cláudia Rita Oliveira e direcção de fotografia de Vasco Viana.

A distribuição mundial de “Cesária Évora” está a cargo da Cinephil/WestEnd Films, mas ainda não há data prevista para a estreia em Portugal.

“Cesária Évora” junta-se a outras 75 estreias mundiais, numa programação que não se cingirá à apresentação de longas-metragens.

Do festival norte-americano farão também parte novos videoclipes (há 24 estreias anunciadas), séries de televisão (entre episódios e episódios-piloto, são 17 as novidades) e 29 projetos de XR Experiencie (categoria que junta a realidade aumentada, realidade virtual e realidade mista).

Mais Artigos