Angola reforça apoio na produção nacional de produtos acabados, no cultivo local e no escoamento

A Associação de Produtores de Farinha de Trigo de Angola (APFTA) e a Fazenda Vinevala e Hernesto & Filhos, assinaram no final desta terça-feira, em Luanda, um memorando de entendimento que visa o apoio directo ao cultivo de trigo e a garantia do seu escoamento através das moageiras associadas. O acordo agora assinado orienta que…
ebenhack/AP
Memorando de entendimento visa apoiar directamente o cultivo local, garantir o escoamento e dinamizar a produção nacional de produtos acabados.
Negócios

A Associação de Produtores de Farinha de Trigo de Angola (APFTA) e a Fazenda Vinevala e Hernesto & Filhos, assinaram no final desta terça-feira, em Luanda, um memorando de entendimento que visa o apoio directo ao cultivo de trigo e a garantia do seu escoamento através das moageiras associadas.

O acordo agora assinado orienta que a Associação, constituída em 2021 pela Grandes Moagens de Angola, Kikolo – Sociedade Industrial de Moagem e pela Carrinho Empreendimentos, compromete-se a entregar à sua contraparte informação sobre as necessidades de grão de trigo, as especificações de qualidade do grão de trigo que os associados da AFPTA consomem, e o cronograma esperado para a entrega do grão de trigo cultivado anualmente.

Depois do acordo, falando à imprensa, César Rasgado, presidente da Associação de Produtores de Farinha de Trigo de Angola, disse que “a assinatura deste memorando representa um avanço na promoção das relações entre os agentes da cadeia de valor da produção de farinha de trigo em Angola e enquadra-se nos esforços comuns de diversificação da economia nacional e de diminuição da dependência das importações”.

Neste acordo a Associação de Produtores de Farinha de Trigo de Angola actua como agente facilitador no estabelecimento da relação comercial entre os seus associados e a Fazenda, bem como agregador de informação sobre o mercado e a produção interna, não sendo parte nos contratos de compra e venda entre as partes, que negoceiam directamente entre si.

Em contrapartida, a Fazenda V. N. Hernesto & Filhos deve informar a sua contraparte sobre a quantidade de grão de trigo disponível para entrega, o plano de cultivo e colheita para os anos subsequentes, e ainda sobre os eventuais planos de expansão.

É também compromisso da Fazenda cultivar o grão de trigo para moagem de farinha com as especificações comunicadas pela Associação e vender a sua produção exclusivamente aos seus associados, nos termos dos contratos de compra e venda a estabelecer com cada um deles.

Recorde-se que a Fazenda Vinevala esta sediada na província do Bié, dispõe de uma área de produção de 3.000 hectares, produziu no ano transacto mais de 1.000 toneladas de grão de trigo.

Alfeo Vinevala, representante da Fazenda, sublinhou na ocasião que a importância de acordos como este para os produtores, na medida em que com base no trabalho conjunto se assegura a venda de toda a colheita logo à partida e se garante a rentabilidade do investimento.

Mais Artigos