BNA gasta 1,6 milhões USD com moeda metálica comemorativa dos 20 anos de Paz

Um total de 1,6 milhões de dólares é o quanto o Banco Nacional de Angola (BNA) pagou a um fabricante russo para a produção das novas moedas metálicas de 200 kwanzas, que entram em circulação na próxima Segunda-feira, 4, em saudação aos 20 anos de paz em Angola, revelou o director do meio circulante daquele…
ebenhack/AP
Dinheiro saiu dos cofres do BNA para produzir um total de 25 milhões de moedas metálicas de 200 kwanzas, que entram em circulação na próxima Segunda-feira, 4 de Abril, dia da Paz no país.
Economia

Um total de 1,6 milhões de dólares é o quanto o Banco Nacional de Angola (BNA) pagou a um fabricante russo para a produção das novas moedas metálicas de 200 kwanzas, que entram em circulação na próxima Segunda-feira, 4, em saudação aos 20 anos de paz em Angola, revelou o director do meio circulante daquele órgão de supervisão bancária, Sebastião Banganga, em resposta à uma questão colocada pela FORBES ÁFRICA LUSÓFONA.

Ao todo, os 1,6 milhões de dólares gastos serviram para produzir um total de 25 milhões de moedas metálicas de 200 kwanzas. Assim, a designada “série 2020” do kwanza e o sistema bancário angolano ganham, a 4 de Abril próximo, uma nova moeda metálica de valor facial de 200 Kwanzas, a oitava em circulação.

Segundo o banco central angolano, a moeda comemorativa do vigésimo aniversário da Paz e da Reconciliação Nacional em Angola, cuja distribuição ao público será efetuada pelos bancos comerciais, destaca a ilustração de um abraço fraterno entre os angolanos, “símbolo de reconciliação e união”.

De características unicolor prateada e semi-serrilhada, no verso da oitava moeda da “família do kwanza” destacam-se o valor facial ao centro e a inscrição “Kwanzas”, a cestaria como símbolo da cultura nacional e, na base, o ano de emissão, “2022”. O motivo da nova moeda, representado pelo abraço fraterno, que expressa a união nacional entre os angolanos e a inscrição no topo “Paz e Reconciliação Nacional” são as características da face.

Angola celebra a 4 de Abril próximo 20 anos de Paz e Reconciliação Nacional, data que marca a assinatura do memorando de paz que colocou termo ao conflito armado no país.

A nova denominação, emitida ao abrigo da Lei n.º 1/22, de 24 de Janeiro, complementa as moedas metálicas em circulação, nomeadamente a de 50 cêntimos, 1 kwanza, 5 kwanzas, 10 kwanzas, 20 kwanzas, 50 kwanzas e de 100 kwanzas, perfazendo um total de oito moedas metálicas da “família do kwanza”.

Com a introdução desta nova moeda, “que vai contribuir para o progresso económico do país”, o Banco Nacional de Angola reitera o apelo ao seu uso adequado, conservação e valorização.

Mais Artigos