cerca de 1,5 mil milhões de dólares é o quanto a República de Moçambique deverá receber do Governo dos EUA, verba que será aplicadas em programas de desenvolvimento no país africano, nos próximos cinco anos, de acordo com as autoridades norte-americanas em Maputo.
A confirmação do desembolso veio da ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação do país, Verónica Macamo, da encarregada de negócios da Embaixada dos EUA em Moçambique, Abigail Dressel, e a da directora da missão da Agência de Desenvolvimento dos EUA (USAID) local, Helen Pataki, que, na passada semana, assinaram a formalização da doação.
“Hoje renovamos formalmente a nossa parceria de desenvolvimento com Moçambique e, mais uma vez, comprometemo-nos a estar ao lado dos moçambicanos”, disse Abigail Dressel.
Dressel também afirmou que os EUA estão empenhados em encontrar com as autoridades moçambicanas “soluções inovadoras para os actuais desafios de desenvolvimento e capitalizar o potencial deste país” africano.
Por seu turno, a ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Moçambique destacou o impacto da ajuda norte-americana no desenvolvimento social e económico do país, apontando a saúde, educação, agricultura, segurança alimentar e fortalecimento da boa governação e democracia como áreas prioritárias do apoio hoje anunciado.
“Com este instrumento de cooperação bilateral, o governo americano reitera o seu compromisso de continuar a apoiar os esforços do Governo da República de Moçambique na promoção do desenvolvimento económico e social inclusivo e resiliente do nosso país”, destacou Verónica Macamo.
O dinheiro será ainda canalizado para as áreas de gestão e utilização sustentável dos serviços de água e saneamento, melhoria da gestão dos recursos naturais, preparação das comunidades para melhor resistirem ao extremismo violento, mitigação dos conflitos e resposta aos desastres naturais.
“A assinatura do acordo é um indicativo inequívoco de que os governos de Moçambique e dos EUA estão determinados a manter, elevar e aprofundar os patamares de cooperação bilateral”, realçou aquela governante.
Os EUA são um dos principais doadores internacionais de Moçambique, desembolsando anualmente 500 milhões de dólares para as áreas de educação e dos cuidados de saúde e promoção da prosperidade económica.





