Carlos Vila Nova realiza visita de Estado a Portugal para reforçar cooperação

Com vista a melhorar e reforçar os laços de cooperação entre os dois países, o Presidente de São Tomé e Príncipe, Carlos Vila Nova, inicia na próxima Terça-feira uma visita de Estado de dois dias a Portugal. De acordo com o anunciou feito pelo próprio estadista são-tomense, a agenda da viagem a Portugal deve estar…
ebenhack/AP
Esta será a primeira visita oficial de Carlos Vila Nova a Portugal desde que foi eleito Presidente de São Tomé e Príncipe no ano passado. O objectivo passa pelo reforço da cooperação em várias áreas.
Líderes

Com vista a melhorar e reforçar os laços de cooperação entre os dois países, o Presidente de São Tomé e Príncipe, Carlos Vila Nova, inicia na próxima Terça-feira uma visita de Estado de dois dias a Portugal.

De acordo com o anunciou feito pelo próprio estadista são-tomense, a agenda da viagem a Portugal deve estar concentrada na melhoria da cooperação bilateral nas áreas da saúde, educação, defesa e cultura.

“Com Portugal os objectivos são muitos. As nossas relações não são simples relações de cooperação. Vamos desenvolver o que já existe, tentar melhorar e eventualmente descobrir novas áreas, mas elas [as relações] são culturais, são históricas, são de amizade”, disse no Sábado, 02 de Abril, Carlos Vila Nova, em declarações à imprensa, no aeroporto internacional de São Tomé e Príncipe.

Em Portugal, Carlos Vila Nova tem previsto encontros com o seu homólogo português, Marcelo Rebelo de Sousa, com o primeiro-ministro, António Costa, e ainda uma deslocação à Assembleia da República e à Câmara de Lisboa.

Citado pela Lusa, o chefe de Estado são-tomense considerou que “é preciso manter esse espírito [de amizade] para que nos dois países e entre os dois povos haja, de facto, melhoria da cooperação” e referiu que vai “maximizar esta visita de modo a trazer os melhores resultados para São Tomé e Príncipe”.

“Nós temos áreas tradicionais de cooperação que são sobretudo a saúde, a educação, a defesa e culturais, de modo que dentro deste âmbito há um leque vasto de acções que nós poderemos desenvolver”, precisou Carlos Vila Nova.

São Tomé e Príncipe e Portugal assinaram em Dezembro do ano passado o novo Programa Estratégico de Cooperação (PEC) com um valor estimado em 60 milhões de euros para cinco anos, priorizando as áreas da saúde, educação e cultura, protecção social, trabalho e formação profissional, justiça, segurança e defesa, agricultura, pescas, energia e ambiente, finanças públicas, economia e infra-estruturas. 

“Dentro deste quadro de programa estratégico de cooperação nós veremos como fazer a implementação do que são as áreas a desenvolver em termos de projecto”, disse o chefe de Estado são-tomense.

Mais Artigos