Um total de 80 milhões de kwanza – aproximadamente 189 mil dólares norte-americanos – foram investidos pelo grupo Zwela, em obras, equipamentos e insumos, num espaço dedicado à formação profissional e consultoria nas áreas de beleza e bem-estar.
Denominado Kyndalla, o centro que, segundo os seus promotores, “traz um novo conceito de aprendizado por meio de estímulos teóricos e práticos, além de explorar ambientes sensoriais”, foi apresentado oficialmente ao público, há dias, em Luanda, numa cerimónia restrita.
Uma nota enviada à FORBES ÁFRICA LUSÓFONA refere que a Kyndalla – que quer dizer “agora”, traduzido da língua nacional kimbundo – é pioneira em Angola na sua área de actuação, estando voltada para a formação profissional em beleza e bem-estar, com foco no desenvolvimento global das pessoas.
“Esta jovem marca está alinhada com os objectivos almejados para o país, acreditando que só através do apoio e da aposta na formação técnico-profissional do capital humano se consegue desenvolver Angola”, lê-se no documento.
Com uma visão abrangente, acrescenta a nota, a Kyndalla acredita poder vir a fazer a diferença, não só pelo conteúdo transmitido, mas também pelos meios utilizados e abordagem feita.
Um projecto que começou a ser desenhado em 2021

No acto de apresentação e lançamento do espaço, a brasileira Adriana Brito, directora-geral da Kyndalla, que idealizou tudo, explicou que o projecto começou a ser escrito no princípio de 2021, tendo ganho forma de Julho a Setembro do mesmo ano. “Durante este percurso precisei me adequar às necessidades de formação do país, porque não basta simplesmente querer transmitir. É preciso estar dentro do que o país precisa que seja feito”, justificou.
Foi assim que, acrescentou, frequentou um curso de formação de formadores no Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional (INEFOP). O processo da sua formação, legalização e organização do centro estendeu-se até Março do ano em curso, altura em que se deu início às actividades no estabelecimento.
Adriana elege como público-alvo da Kyndalla, “pessoas que olham para o mercado da beleza e bem-estar como uma oportunidade, aquelas que estão fora do mercado de trabalho e que querem uma oportunidade, mas que para serem inseridas precisam de se capacitar, bem como outras que já fazendo parte deste segmento queiram aprimorar os seus conhecimentos”.
Entre os profissionais do centro de formação em beleza e bem-estar estão esteticistas, nutricionistas, aromaterapeutas e psicólogas.
Compõem o Kyndalla as chamadas salas “água” – para relaxamento, “aroma” – para aromaterapia, “mágica” – para estética avançada, entre outras.
Fundado em 2005, o Grupo Zwela é considerado como um dos maiores na área de comunicação em África, operando simultaneamente com serviços integrados em Angola, Portugal, Moçambique e Cabo Verde. Em paralelo, acompanha também empresas estrangeiras na sua entrada ou expansão no continente africano.
Desde 2014 que o grupo se tronou afiliado do Publicis Africa Group – parte de uma das maiores holdings de comunicações do mundo, e tido como a rede de agências de comunicação que mais cresce na África.