Um diamante acima dos 100 quilates foi descoberto pela Lucapa Diamond Company no mesmo bloco onde extraiu o Rosa do Lulo, diamante rosa com 170 quilates, na província angolana da Lunda Norte.
O novo diamante, branco, com qualidade superior do tipo IIa, de acordo com a Lusa, tem 160 quilates, é o 28.º com mais de 100 quilates a ser extraído na Mina do Lulo e o sexto maior encontrado até à data na infra-estrutura situada em Capenda Camulemba, Lunda Norte.
A empresa australiana, operadora da mina e detentora de 40% da sociedade que inclui ainda a estatal Endiama (32%), e a Rosa e Pétalas (28%), anunciou nesta Segunda-feira, 05, que as recuperações diamantíferas, nos últimos dois meses, “foram fortes”, tendo sido minerados mais de 100 Specials – diamantes com mais de 10,8 quilates.
O Rosa do Lulo, descoberto no início de Agosto, é o maior diamante dessa tonalidade encontrado em 300 anos, foi o 5.º maior descoberto em Angola e o 27.º com mais de 100 quilates recuperado na concessão do Lulo, quatro dos quais com mais de 200 quilates.
Segundo dados, o Lulo tem revelado, desde o início da sua exploração em 2010, “um elevado potencial de qualidade e quantidade”, tendo conseguido logo no primeiro ano de exploração o valor mais elevado por quilate no mundo inteiro, na ordem dos 2.985 dólares.