A produção industrial em Cabo Verde aumentou 6,5% no segundo trimestre deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado, segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatísticas (INE) daquele país.
De acordo com o Índice de Produção Industrial (IPI), entre Abril e Junho, a produção registou um aumento de 17,9 pontos percentuais (pp) em relação ao trimestre anterior e em termos homólogos teve um aumento de 9,5%.
As indústrias transformadora e de electricidade, gás, vapor, água quente e fria e ar frio apresentaram os contributos mais relevantes para a variação positiva do índice.
Quanto ao índice de preços na indústria, no segundo trimestre deste ano, aumentou 18,6%, em comparação com o trimestre homólogo, concluiu o INE. Já o volume de negócios registou uma variação homóloga de 21,2% no segundo trimestre e, em sentido contrário, as indústrias extractivas tiveram uma variação do volume de negócios negativa de 43,1%, avançam os dados compilados pela Lusa.
No que diz respeito ao emprego e horas trabalhadas, no segundo trimestre as respectivas variações homólogas foram de 1,6% e 1,1%, respetivamente. Nas remunerações na indústria, no período em análise, a taxa de variação homóloga foi de 9,5%.
As indústrias extractivas e transformadoras registaram variações no índice de remunerações de -9,4% e 8,0%, respectivamente.