Pedro Luís da Fonseca é o novo Presidente do Conselho de Administração do Banco de Comércio e Indústria (BCI), deixando assim o Banco Económico, instituição onde, desde Agosto de 2019, exercia a mesma função.
O novo ‘homem forte’ do BCI substitui no cargo Zeinalda Zumbi, que desempenhava a função desde Novembro de 2019, para um mandato de cinco anos, cujo final veio a coincidir com a privatização do banco, concretamente do ano passado, com a compra de 100% das suas acções pelo grupo Carrinhos, via bolsa.
Economista de formação, pela University of National and World Economy na Bulgária, Pedro Luís da Fonseca nasceu em Luanda, há 65 anos. No seu currículo, acumula uma vasta experiência profissional, etndo já desempenhado vários cargos no aparelho do Estado, com destaque para as funções de director Nacional de Estudos e Planeamento, vice-ministro do Planeamento, Secretário de Estado do Planeamento e Desenvolvimento Territorial, Ministro da Economia e Planeamento e, mais recentemente, Presidente do Conselho de Administração do Banco Económico.
Um dos principais desafios de Pedro Luís da Fonseca será conduzir a reestruturação interna do BCI, que está em curso, depois de passar para a esfera privada, e que envolve vários processos, entre eles, a rescisão voluntária com mais de 300 trabalhadores, recuperação do crédito malparado e a apresentação do plano de recapitalização ao Banco Nacional de Angola, até ao dia 30 deste mês.