A primeira remessa de gás natural liquefeito (GNL), produzidos na plataforma flutuante “Coral Sul LNG”, localizada na província de Cabo Delgado, Moçambique, deverá acontecer brevemente, de acordo com informações do site Club OF Moçambique.
Segundo uma publicação da referida página, dois navios-tanques de GNL, cada um com a capacidade de transportar 173.600m³, propriedade da multinacional BP [British Petroleum], que comprou a produção para 20 anos, estavam previstos para chegar ao porto de Pemba no último fim-de-semana.
Trata-se das embarcações British Listener, que navegava pelo Sul no Mar Vermelho, e o British Sponsor, que se dirigia pelo Noroeste no Estreito de Malaca.
A produção de LNG a partir da plataforma de Coral é contratada à BP ao abrigo de um acordo a longo prazo, com as instalações ainda a carregar a sua primeira carga.
Baptizada pelo Presidente da República de Moçambique, Filipe Nyusi, em Novembro do ano passado na Coreia do Sul, onde foi construída, a plataforma flutuante “Coral Sul FLNG” chegou à área 4 da Bacia do Rovuma, local em que está instalada, em Janeiro de 2022.
A unidade, que é operada pela petrolífera italiana Eni, possui capacidade para processar 3.37 milhões de toneladas de gás natural por ano e contou com um investimento de aproximadamente 7 mil milhões de dólares.