Bancos angolanos vão passar a ser premiados no país

Os 23 bancos que actuam no mercado angolano vão passar a ser premiados no país, depois de passarem por uma avaliação dos clientes e de um corpo de jurados constituído para o ABBA - Angolan Banking Brands Awards (ABBA), apresentado nesta Quinta-feira, 20, em conferência de imprensa, em Luanda. O ABBA - uma iniciativa da…
ebenhack/AP
Iniciativa da Mukixi Brands, visa celebrar o mérito, a inovação e o comprometimento que as instituições bancárias têm para com os seus clientes, segundo os promotores.
Life

Os 23 bancos que actuam no mercado angolano vão passar a ser premiados no país, depois de passarem por uma avaliação dos clientes e de um corpo de jurados constituído para o ABBA – Angolan Banking Brands Awards (ABBA), apresentado nesta Quinta-feira, 20, em conferência de imprensa, em Luanda.

O ABBA – uma iniciativa da empresa Mukixi Brands – empresa de raiz tradicional angolana especializada na área de marketing digital, programas de formação de quadros e consultoria educacional -, em parceria com a revista FORBES ÁFRICA LUSÓFONA, vai permitir aos utilizadores dos serviços bancários distinguirem aquelas que para eles são as instituições que melhores serviços prestam ao público, por meio de votação no site criado para o efeito.

Os bancos serão avaliados em 18 categorias, sendo que oito serão submetidas à votação pública e as outras dez sujeitas à avaliação de um corpo de júris integrado por cinco membros.

“Best SAC – Melhor Serviço de Atendimento ao Consumidor”, “Cedência de Crédito à Habitação”, “Criatividade e Comunicação”, “LTS – Local de Trabalho Saudável”, “Melhor Carteira Digital”, “Melhor Internet Banking”, “Serviço Produto Inovador” e “Melhor Banco de Angola”, são as categorias que serão submetidas à votação pública.

Já para a votação do jurado estão reservadas as categorias “Melhor Banco para o Investimento”, “Banco Tecnológico”, Inclusão Financeira – Bancarização do Mercado Informal (projectos)”, “Menção Honrosa”, “Mulheres em Cargos de Chefia/Liderança”, “Depósito a Prazo”, “Projecto Social do Ano”, “Literacia Bancária”, Banco Sustentável – Melhores Práticas” e “Melhor Banco Comercial”.

A votação, que deve começar no dia 30 deste mês, será feita através do website www.ABBA.ao, não estando descartada a possibilidade de acontecer também por meio de mensagens telefónicas.

A gala de entrega dos prémios aos vencedores das diferentes categorias, denominada “Gala chave de Ouro”, acontece na noite do dia 02 de Dezembro, antecedida, no período da manhã, pela realização do fórum “Banking Talk Summit”, que deverá reunir os players do sector para debaterem sobre a relação dos bancos com os consumidores.

Durante a cerimónia de apresentação, o director-geral dos ABBA, Lady Mukeba, referiu que a iniciativa pretende configurar-se como a principal plataforma para dar voz aos consumidores dos serviços bancários. “Pretendemos apenas dizer aos bancos que estamos diante de uma nova realidade, de um novo cenário, de um ecossistema totalmente diferente”, afirmou.

Lady Mukeba garantiu que, com o lançamento do ABBA, já será possível saber quais são as instituições bancárias que melhor prestam os seus serviços, tendo em conta, sobretudo, a satisfação do cliente, quer seja particular ou empresa, sendo para tal necessário que, disse, “as instituições que prestam serviço estejam dispostas a ser avaliadas, a dar poder de voz e voto ao seu cliente, a parar e ouvir o seu consumidor”.

Nesta primeira edição, os ABBA, evento que pretende celebrar o mérito, a inovação e o comprometimento que as instituições bancárias têm para com os seus clientes, vai dar visibilidade as 18 categorias que os promotores consideram estarem a impulsionar o sector financeiro e bancário “em rápida transformação em Angola”.

Mais Artigos