A presidente do conselho de administração da Comissão do Mercado de Capitais (CMC) de Angola, Vanessa Simões, defende a criação de políticas de inclusão e igualdade no género, que permitam que todas as pessoas tenham acesso ao sector financeiro.
De acordo com Vanessa Simões, que falava recentemente no evento “Mulheres, Negócios e Mercado de Capitais”, promovido pela instituição que dirige, há cada vez mais mulheres a ocuparem cargos de liderança nas organizações do país, apontando como exemplo a própria CMC.
“Na Comissão do Mercado de Capitais, o conselho de administração que dirijo é composto por 80% das mulheres e a nível das Direcções 59% também são senhoras. Orgulhamo-nos destes dados, pois são apresentados, com base na meritocracia, na dedicação, no zelo, na responsabilidade e no trabalho que é apresentado”, referiu.
Segundo considera, as empresas com maior diversidade do género tendem a ter melhores resultados financeiros e a serem inovadoras e criativas.
Falando à FORBES ÁFRICA LUSÓFONA, à margem do evento, administradora executiva do Banco Caixa Angola, Ana Seabra, participante de um dos painéis do certame, afirmou que o papel da mulher na banca é equivalente àquele que é na sociedade. A responsável fez saber que o seu banco, nas funções de liderança, coordenação e gestão, tem mais ou menos equivalência, à volta dos 53% de mulheres.
Já para a presidente não-executiva do conselho de administração da ÁUREA – primeira Sociedade Distribuidora de Valores Mobiliários (SDVM), Ana Regina, há alguns desafios ainda por ultrapassar, reconhecendo existirem mulheres muito competentes e capacitadas, que diariamente dão seu melhor. “Enquanto mulheres no sector financeiro, estamos a fazer o nosso caminho. A ÁUREA tem uma média de 53% de mulheres e 47% de homens na sua estrutura”, apontou Ana Regina.
Convidado a encerrar o certame, que abordou “o empreendedorismo” e “a liderança feminina no sector financeiro”, o secretário de Estado para as Finanças e Tesouro, Ottoniel dos Santos, advogou que as sociedades evoluem mais quando têm participação efectiva das mulheres. No mercado de capitais, acrescentou Ottoniel, percebe-se o grande papel que as mulheres podem ter para garantir que haja mais negócio, desenvolvimento e mais oportunidade.
A Comissão do Mercado de Capitais, no espírito de promoção da inclusão e da valorização da mulher, realiza desde 2021, ao longo do mês de Março, uma série de eventos, visando celebrar e realçar a importância do papel da mulher na sociedade.
Têm sido propósitos destes eventos abordar questões que envolvem a mulher no contexto estudantil, no trabalho, no sistema financeiro, fundamentalmente no Mercado de Capitais, bem como promover a discussão sobre o empoderamento feminino e liderança profissional e familiar.