O economista, Karamba Badio, foi nomeado para o cargo de director Sénior da Sociedade Financeira Internacional (IFC) para Cabo Verde, anunciou nesta Segunda-feira, 27, o governo cabo-verdiano, num comunicado publicado no seu website e consultado pela FORBES ÁFRICA LUSÓFONA.
De acordo com Vice-primeiro-ministro e ministro das Finanças de Cabo Verde, Olavo Correia, citado no documento, com a sua nomeação, o economista passa a ser o representante residente da IFC, facto que, conforme referiu, vem demonstrar, uma vez mais, a confiança e o interesse do Banco Mundial para com o país e para com o Governo.
“Queremos poder contar com o apoio do director sénior da Sociedade Financeira Internacional na nossa agenda de privatizações. Temos também a parte da assistência técnica na gestão dos processos de privatização e a IFC tem uma experiência vasta nessa matéria. Por isso, queremos ver como é que podemos trabalhar conjuntamente”, avançou o governante.
A IFC, enquanto maior instituição de desenvolvimento global, com foco principalmente no sector privado, e membro do grupo Banco Mundial, tem sido um importante parceiro para Cabo Verde no seu processo de desenvolvimento, com foco no suporte ao sector privado, reconhece-se no documento.
Como parte da sua responsabilidade, o director Sénior da IFC para Cabo Verde terá como missão liderar a estratégia e as operações da instituição para estimular o desenvolvimento do sector privado em áreas-chave para o crescimento do arquipélago, incluindo com realce para as do turismo, energia, saúde, digital e da economia azul.