O Banco Nacional de Angola (BNA) realiza na Baia de Luanda, desde Segunda-feira última, 27, um conjunto de actividades alusivas às celebrações da Semana Global do Dinheiro, que termina nesta Sábado, 01 de Abril, sob lema “planifica os teus gastos, planta o seu futuro”.
À semelhança dos anos anteriores, as celebrações envolvem principalmente crianças e jovens, prevendo-se actividades em todas as províncias do país aonde o BNA esta representado.
O programa prevê, durante uma semana, a realização de feiras, visitas guiadas, palestras sobre inclusão, poupança, investimentos, seguros e mercado de capitais em Luanda e nas delegações regionais do banco central.
Na abertura da Semana Global do Dinheiro, o vice-governador do BNA, Manuel Tiago Dias, referiu que o lema da jornada visa sensibilizar as crianças, adolescentes e jovens para a importância de se adoptar uma abordagem responsável e formada para o futuro na tomada de decisões financeiras.
O gestor acrescentou que faz parte da missão dos organismos de supervisão do sistema financeiro desenvolver um conjunto de medidas para promoção da inclusão financeira.
“Neste âmbito são também desenvolvidas estratégias que visam promover poupanças e realizar acções da continua formação dos cidadãos, para que os mesmos estejam informados das transformações financeiras, mas concretamente na banca, no sector de seguros, no mercado de capitias, assim como na promoção de produtos financeiros de simples e de elevado grau de complexidade financeira”, conclui.
Por sua vez, a directora do departamento de inclusão financeira do órgão regulador do mercado bancário angolano, Teresa Pascoal, fez saber que para além desta actividade, o BNA tem feito outras nas escolas e mediatecas a nível da capital do país, Luanda.
Já a administradora da Comissão do Mercado de Capitais (CMC), Nádia Pinto, garante que “no que diz respeito ao mercado de capitais, já há alguns sinais positivo”. Segundo Nádia Pinto, alguns anos atrás, não se ouvia falar do mercado capitais, nem de investimento, nem de poupança. “Hoje em dia, já se consegue dialogar sobre o tema e já se consegue obter resultados, ou seja, temos evidência de pequenos investidores que veem no nosso mercado e aprendem da base”, assegura.
*Adnardo Barros