BAD e STP assinam acordo de empréstimo de 3,2 milhões USD

O Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) e o Governo de São Tomé e Príncipe assinaram na passada Quinta-feira, 30 de Março, um acordo de empréstimo de 3,2 milhões de dólares, para melhorar o sistema de pagamento do National Switch, que apoia a compensação e liquidação de pagamentos de alto valor e no retalho em todo…
ebenhack/AP
O acordo permitirá módulos de Liquidação Bruta Automática em Tempo Real e funcionalidades de Câmara de Compensação Automática que reforçam a compensação e liquidação de pagamentos.
Economia

O Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) e o Governo de São Tomé e Príncipe assinaram na passada Quinta-feira, 30 de Março, um acordo de empréstimo de 3,2 milhões de dólares, para melhorar o sistema de pagamento do National Switch, que apoia a compensação e liquidação de pagamentos de alto valor e no retalho em todo o país.

O acordo permitirá módulos de Liquidação Bruta Automática em Tempo Real (RTGS) e funcionalidades de Câmara de Compensação Automática que reforçam a compensação e liquidação de pagamentos, segundo um comunicado publicado no website da instituição consultado pela FORBES ÁFRICA LUSÓFONA.

Através dos RTGS, indica o documento, as transferências de elevado valor são liquidadas no Banco Central em tempo real, reduzindo os riscos de liquidez e de crédito dentro do sistema. A actualização possibilitará o aumento dos pagamentos digitais, do dinheiro móvel e de outros serviços digitais.

O BAD lembra que o seu conselho de administração aprovou o empréstimo a 08 de Março, com os valores a serem desembolsados pelo Fundo Fiduciário da Nigéria, que apoia os esforços de desenvolvimento dos países-membros regionais de baixo rendimento que precisam de financiamento em condições concessionais.

“Este financiamento irá complementar uma subvenção do Fundo Africano de Desenvolvimento no valor de 2 milhões de dólares, feita em 2017, para apoiar o país com o moderno Sistema de Transferências Automáticas (ATS+). O Fundo Africano de Desenvolvimento é a principal janela de empréstimos em condições preferenciais do Banco”, lê-se na nota.

O acordo, segundo o comunicado do BAD, foi assinado a 23 de Março de 2023, numa cerimónia em participaram o ministro do Plano, Finanças e da Economia Azul de São Tomé e Príncipe, Ginésio da Mata, e o representante do Banco Africano de Desenvolvimento para Angola e São Tomé e Príncipe, Pietro Toigo.

Na ocasião, o governante são-tomense referiu que o rfeferido fundo facilitará a inclusão financeira da população e uma maior digitalização dos serviços financeiros. Já Pietro Toigo manifestou-se “encantado” com o apoio do governo nigeriano e a determinação de São Tomé e Príncipe em integrar o seu sistema financeiro na economia continental e global.

Mais Artigos