Cabo Verde e Portugal vão partilhar experiência sobre diáspora

O primeiro-ministro de Cabo Verde, Ulisses Correia e Silva, anunciou a criação de um grupo de trabalho conjunto com o Governo português para coordenar a partilha de experiência dos dois países no âmbito das respectivas diásporas. “Decidimos a criação de um grupo de trabalho conjunto de articulação, coordenação e partilha de experiências que ambos os…
ebenhack/AP
A partilha de experiência servirá de activo estratégicos para os dois países, numa altura em que têm reforçado os consensos necessários à mobilidade plena na promoção da maior circulação na CPLP.
Economia

O primeiro-ministro de Cabo Verde, Ulisses Correia e Silva, anunciou a criação de um grupo de trabalho conjunto com o Governo português para coordenar a partilha de experiência dos dois países no âmbito das respectivas diásporas.

“Decidimos a criação de um grupo de trabalho conjunto de articulação, coordenação e partilha de experiências que ambos os países têm no âmbito da sua diáspora, considerado um activo estratégico tanto para Cabo Verde como para Portugal”, anunciou Ulisses Correia e Silva, depois de receber, na Praia, o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Paulo Cafôfo.

O chefe do governo cabo-verdiano referiu que “Cabo Verde e Portugal têm reforçado os consensos necessários em matéria da mobilidade plena e para promover maior circulação aos nossos cidadãos”, no espaço comum da CPLP [Comunidade dos Países de Língua Portuguesa].

“Estamos também a desenvolver um trabalho minucioso, visando a implementação do projecto de mapeamento de cabo-verdianos e descendentes de cabo-verdianos em Portugal”, acrescentou.

De acordo com informação do ministro das Comunidades de Cabo Verde, Jorge Santos, residem na Europa quase meio milhão de cabo-verdianos, com dupla nacionalidade, descendentes e de várias gerações, dos quais 360 mil em Portugal.

*Com Lusa

Mais Artigos