O Governo moçambicano reviu em alta as projecções de crescimento económico do país para este ano e para 2024, esperando agora que o Produto Interno Bruto (PIB) cresça 7% em 2023, contra os 5% inscritos no Plano Económico e Social e Orçamento do Estado.
Para o próximo ano, o Governo do conhecido “país do Índico” projecta uma ascensão da economia de 5,5%, segundo anúncio feito há dias pelo porta-voz do Conselho de Ministros, Filimão Suaze.
“O nosso optimismo tem a ver com a reanimação da economia, novos cenários de colheita de receita e o funcionamento do nosso cenário fiscal como um todo”, referiu o responsável, no final da reunião do órgão de consulta do Presidente Filipe Nyusi, realizada na última Terça-feira.
De acordo com Suaze, o optimismo se justifica com a forma como o mundo se apresenta, neste momento pós-covid. “Há tendência para os principais sectores começarem a reanimar-se. Moçambique não tem sido excepção”, afirmou, citado pela Lusa.