Rui Miguêns é o novo ministro da Indústria e Comércio de Angola

O Presidente angolano, João Lourenço, nos termos da Constituição da República de Angola, exonerou em decreto assinado nesta Quarta-feira, 12, Victor Francisco dos Santos Fernandes, do cargo de Ministro da Indústria e Comércio, tendo num outro decreto nomeado em substituição, Rui Miguêns de Oliveira, indica uma nota da Secretária de Imprensa do Presidente da República.…
ebenhack/AP
Antigo vice-governador do Banco Nacional de Angola, Rui Miguêns, foi nomeado nesta Quarta-feira, 12, ministro da Indústria e Comércio, em decreto presidencial, substituindo no cargo Victor Fernandes.
Economia Líderes

O Presidente angolano, João Lourenço, nos termos da Constituição da República de Angola, exonerou em decreto assinado nesta Quarta-feira, 12, Victor Francisco dos Santos Fernandes, do cargo de Ministro da Indústria e Comércio, tendo num outro decreto nomeado em substituição, Rui Miguêns de Oliveira, indica uma nota da Secretária de Imprensa do Presidente da República.

Natural da Gabela, província do Cuanza Sul, o novo ministro angolano da Indústria e Comércio tem uma licenciatura em Economia, pela Universidade de Havana, Cuba. Tem também os cursos de Gestão de Reservas e Política Cambial – ESADARM/FMI – Kadoma, Zimbabwe; de Operações Monetárias e Cambiais – Instituto do FMI, Washington, Estados Unidos da América (EUA); de Gestão de Reservas – First National Bank de Pretória, África do Sul, e o curso de Gestão de Riscos e Análise de Projectos Públicos, pela Duke University da Carolina do Norte, EUA.

Constam ainda do currículo académico de Rui Miguêns o curso de Programação Financeira e Análise de Políticas do Banco de Portugal e Instituto do FMI, feito em Lisboa, Portugal, assim como o curso de Gestão de Finanças Públicas pela Harvard University, Massachusetts, Estados Unidos da América.

De 58 anos de idade, o mais novo integrante do Governo de Angola acumula uma vasta experiência na banca. Da sua trajectória profissional contam-se passagens pelo Banco de Comércio e Indústria – gestor de contas (1991-1994) – e pelo Banco Nacional de Angola, onde já desempenhou as funções de técnico superior na Direcção de Gestão de Reservas (1994-1997), sub-director de Gestão de Reservas (1997-1999), director de Supervisão Bancária (1999-2003), director de Estudos e Estatísticas (2003-2004), membro do conselho de administração (2004-2007), vice-governador (2007-2009) e consultor do governador (2010- 2011).

Rui Miguêns é fundador do Banco Valor, instituição em que desempenhou, entre outros, os cargos de presidente do conselho de administração (2011-2013), vice-presidente do conselho de administração e presidente da comissão executiva (2013- 2014), vice-presidente do conselho de administração (2014). Entre 2014-2015 dedicou-se à consultoria bancária e financeira.

De 2015 até Outubro de 2017, foi vice-presidente executivo do Banco Keve, até ser nomeado outra vez, em Novembro de 2017, vice-governador do BNA, cargo que desempenhou até Novembro de 2022. Até a sua nomeação para ministro da Indústria e Comércio, Miguêns estava nas vestes de consultor do banco central.

Por outra, na mesma nota de imprensa dá-se igualmente conta que o Presidente da República deu por findo, a seu pedido, o mandato de Maria do Carmo Bastos Corte Real Bernardo, de administradora não-executiva e presidente do conselho de administração do Banco de Desenvolvimento de Angola (BDA) e nomeou João Salvador Quintas para ocupar os mesmos cargos.

Mais Artigos