Seleccionador angolano de Futsal estreia-se na literatura com “O Futsal Universal”

“O Futsal Universal: de São Martinho de Mouros à Tundavala” é a primeira obra literária do seleccionador angolano de futsal, Marcos Antunes, lançada na passada Quinta-feira, 21, no Auditório Pepetela do Centro Cultural Português - Instituto Camões, em Luanda. No livro de 137 páginas e editado pela Prime Books, o também vencedor do maior galardão…
ebenhack/AP
O valor arrecadado da venda do livro se reverterá a favor de uma causa solidária que passa por apoiar o projecto de integração e formação “Nzoji”, uma iniciativa da Federação Angolana de Futsal.
Life

“O Futsal Universal: de São Martinho de Mouros à Tundavala” é a primeira obra literária do seleccionador angolano de futsal, Marcos Antunes, lançada na passada Quinta-feira, 21, no Auditório Pepetela do Centro Cultural Português – Instituto Camões, em Luanda.

No livro de 137 páginas e editado pela Prime Books, o também vencedor do maior galardão desportivo da Federação Portuguesa de Futebol, “Quinas de Ouro”, em 2018, com o seu projecto de referência, a escola de Futsal Os Afonsinhos, conta as suas histórias e aventuras num contexto diferenciado e sedutor: Angola.

Em sete capítulos, o actual seleccionador angolano de Futsal, Marcos Antunes, narra também dois momentos técnicos relacionados com o projecto desportivo de qualidade e sua experiência enquanto dinamizador desse tipo projecto, que é o “Manuel de Boas Práticas”, que espelha o funcionamento do projecto empresarial de forma crescente.

“Para além de novos documentos técnicos e partilha de experiências, o livro vai ajudar a melhor todo o processo massificação da modalidade, do gosto por aprender o Futsal”, sublinhou.

Marcos Antunes ressaltou que a venda do livro, no valor de 10 mil kwanzas, tem um objectivo solidário, que passa por apoiar o projecto de integração e formação “Nzoji”, uma iniciativa da Federação Angolana de Futsal, que visa massificar a modalidade nas comunidades.

“O valor arrecadado será distribuído aos projectos de inclusão social, sempre com o Futsal por trás. A partir desta iniciativa vamos adquirir bolas e outros matérias [desportivos] para podermos chegar nas escolas”, justificou.

Para Jorge Gomes Braz, treinador de Futsal português e um dos prefaciadores do livro, “a qualidade técnica de Marcos Antunes é inquestionável”, dado o compromisso com que assume os seus desafios e a procura constante de aperfeiçoamento e actualização, reflectindo-se, não só na sua competência, como também na maneira como inspira e orienta os outros.

“Dotado de uma habilidade pedagógica excepcional, que vai muito além da mera transmissão de informações, ele centraliza toda a sua acção nas necessidades e características individuais dos seus atletas ou alunos, criando um verdadeiro ambiente de aprendizagem estimulante”, considera.

Durante a apresentação do livro, a seleccionadora angolana de futebol feminino de Sub-20, Sandra Dias, afirmou que o livro apresenta conteúdos que podem ajudar a ter uma ideia de como se pode pensar e formatar a estrutura de uma equipa desportiva.

Em declarações à FORBES ÁFRICA LUSÓFONA, o presidente da Federação Angolana de Futsal (FAFUSA), Manuel Patrício Silvestre, elogiou a “qualidade” do conteúdo do livro, sublinhando que “servirá como guião para os treinadores”, assim como para quem pretende entender o processo de treinamento das equipas.  

Quanto ao estado actual do Futsal angolano, Manuel Patrício Silvestre apontou como uma das missões da federação que dirige “progredir de forma sustentável”, apostando nos escalões de formação para que se tenha uma base “muito bem solida”, no sentido de facilitar o trabalho dos treinadores e do seleccionador nacional.  

O responsável admitiu ainda haver pouco investimento a nível do desporto, mas sublinhou que isto não pode ser motivo de desmotivação. “Devemos continuar a trabalhar o Futsal para atrair investidores e parceiros”, apelou.  

Mais Artigos