A Câmara de Comércio e Indústria Angola-Nigéria (CCIAN) prevê levar cerca de dez empresas angolanas à Lagos International Trade Fair 2023 – maior exposição internacional da África Ocidental, que decorrerá de 03 a 12 de Novembro do ano em curso, em Abuja, segundo avançou a sua presidente, Tangyalamba Veloso.
“Temos cerca de cinco empresas que já se pronunciaram para marcar presença na feira, das quais uma já efectuou o pagamento inicial para lá estar”, garantiu a responsável, , que falava na última Quarta-feira, 04, em Luanda, durante o cocktail de apresentação do encontro de negócios a ter lugar na República Federal da Nigéria.
Para além do Lagos International Trade 2023, indica Tangyalamba Veloso, já no dia 19 deste mês, a embaixada de Angola na Nigéria vai promover um business-to-business, um encontro que visa estreitar as relações económicas entre os dois países.
À FORBES ÁFRICA LUSÓFONA, a presidente da CCIAN fez saber ainda que fruto de uma parceria entre a instituição que lidera e a embaixada da Nigéria em Angola, alguns hotéis vão fazer um desconto na ordem dos 50% para todos os investidores angolanos que pretendam fazer parte deste encontro, em que também será apresentado o novo representante da diplomacia angolana naquele país, José Zau.
“A embaixada da Nigéria em Angola fechou também um acordo com a TAAG – Linhas Aéreas de Angola, com o objectivo de reduzir os custos de viagem”, acrescentou a responsável, realçando a importância das relações entre as duas nações africanas.
Ouvido pela FORBES, o empresário nigeriano e vice-presidente da CCIAN, Nwakeze Peter, conta que tem uma experiência positiva do mercado angolano, “porque oferece condições para o desenvolvimento de qualquer negócio, nomeadamente água, energia e espaço”.
Presente no acto, a embaixadora da Nigéria acreditada em Angola, Monique Ekpongs, incentivou os empresários angolanos a estarem presentes no Lagos International Trade Fair 2023 para que tenham noção do que se produz no mercado nigeriano.
“O que eu gosto nas feiras é que você encontra novas ideias e aumenta o seu horizonte. Desta forma, as pessoas que têm dinheiro vão vir investir em Angola e o nosso negócio vai aumentar. Já não vamos precisar de esperar a China e a Rússia. Assim, vamos poder fazer o nosso negócio e crescermos juntos”, sublinhou.
De recordar que a Câmara de Comércio e Indústria Angola-Nigéria (CCIAN) começou a funcionar no dia 24 de Agosto deste ano, com o propósito de potenciar as relações bilaterais e as trocas comerciais entre os dois países.