Morreu músico e compositor Rui Mingas, co-autor do hino nacional de Angola

O músico e compositor angolano Rui Alberto Vieira Dias Mingas, autor da música do hino nacional de Angola - cuja letra é da autoria do dramaturgo e poeta Manuel Rui Monteiro, morreu esta Quinta-feira, 04, em Lisboa, Portugal, aos 84 anos de idade, vítima de doença prolongada. A morte do antigo secretário com status de…
ebenhack/AP
O músico e compositor angolano, Rui Alberto Vieira Dias Mingas, morreu esta Quinta-feira, em Lisboa, Portugal, aos 84 anos de idade, vítima de doença prolongada.
Life

O músico e compositor angolano Rui Alberto Vieira Dias Mingas, autor da música do hino nacional de Angola – cuja letra é da autoria do dramaturgo e poeta Manuel Rui Monteiro, morreu esta Quinta-feira, 04, em Lisboa, Portugal, aos 84 anos de idade, vítima de doença prolongada.

A morte do antigo secretário com status de ministro dos Desportos e embaixador de Angola em Portugal foi confirmada pela embaixada de Angola em Portugal, que emitiu uma nota de pesar.

No comunicado, a embaixadora de Angola acreditada em terras lusas, Maria de Jesus dos Reis Ferreira, recorda que Rui Mingas, “juntamente com Manuel Rui Monteiro, foi o autor da música do hino nacional de Angola, o ‘Angola Avante’. Foi, também, além de político, deputado no Parlamento angolano, diplomata, poeta e compositor”.

Nascido a 12 de Maio de 1939 em Luanda, o ‘homem da cultura angolana’, conquistou em 2014 um prémio atribuído pela Sociedade Portuguesa de Autores, refere a embaixada, acrescentando que, “em Portugal, foi também distinguido com o prémio Personalidade Lusófona, entregue pelo Movimento Internacional Lusófono, em 2016”, sendo que seis anos antes já tinha recebido o Prémio de Arte, Cultura e Letras da Academia Francesa de Educação.

“Rui Mingas não era apenas um homem das letras. Foi também praticante de atletismo nas décadas de 1950 e 1960, tendo competido no salto em altura e nos 110 metros barreiras, conquistando um recorde nacional de Portugal, em 1960”, diz ainda a embaixada, citada pelo Observador.

Em 1979 assumiu, durante 10 anos, como ministro, a pasta “da Educação Física e Desportos, sendo o grande responsável pelo “período pujante” do desenvolvimento do desporto em Angola.

Mais Artigos