Exclusivo: Porto Business School atribui bolsas no valor de 120 mil USD para África do Sul

A Porto Business School (PBS), uma das principais escolas de negócios do mundo, anunciou um novo programa de bolsas de estudo de 120 mil dólares (cerca de dois milhões de randes sul-africanos) para jovens profissionais, executivos e candidatos excepcionais a um MBA com uma pontuação no exame GMAT superior a 700, que vivam na África…
ebenhack/AP
Escola de negócios portuguesa arranca com programa pioneiro de bolsas de estudo, no valor de 120 mil dólares, e com parcerias académicas em África. “A educação transcende fronteiras”, vinca o Dean da
Economia

A Porto Business School (PBS), uma das principais escolas de negócios do mundo, anunciou um novo programa de bolsas de estudo de 120 mil dólares (cerca de dois milhões de randes sul-africanos) para jovens profissionais, executivos e candidatos excepcionais a um MBA com uma pontuação no exame GMAT superior a 700, que vivam na África do Sul. O programa tem como objectivo encorajar os candidatos sul-africanos a fazer um MBA no estrangeiro, contribuindo para o reforço das ligações entre a PBS e o ecossistema académico e empresarial da África do Sul.

A PBS, que assinala 35 anos, está a promover, igualmente, parcerias académicas inovadoras com instituições de ensino superior na África do Sul. O Dean da PBS, José Esteves, que se encontra de visita ao país – onde estará até dia 2 de Fevereiro) para assinar um Memorando de Entendimento (MoU) com o Toutele Agriculture College. Este acordo estabelece as bases para colaborações académicas futuras, incluindo programas de duplo grau, semanas de imersão, programas conjuntos e intercâmbios de estudantes. O Vision Quest Institute é também um parceiro fundamental desta visita, oferecendo suporte nas relações com os stakeholders e na formação de mentores.

Encontro com o Rei

Um dos momentos altos desta visita será o encontro entre o Rei Mathupa Lameck Mokoena e José Esteves, com o objectivo de construir pontes entre culturas e economias, fomentando benefícios mútuos, como empreendimentos colaborativos, intercâmbio cultural e partilha de conhecimentos.

A visita à África do Sul inclui, ainda, reuniões estratégicas com instituições académicas influentes e representantes de empresas. Assim, o reitor da PBS terá encontros com o Departamento de Ensino Superior e Formação da África do Sul, a AgriSETA (Agricultural Sector Education Training Authority), com o Embaixador de Portugal, José Costa Pereira, e a Câmara de Comércio Luso-Sul Africana (SAPCC).

“Nesta era de conectividade global, o nosso compromisso na Porto Business School passa por contribuir para um mundo onde a educação transcende fronteiras”, indica José Esteves. “Este programa de bolsas de estudo adaptado aos candidatos sul-africanos e a colaboração com o meio académico e empresarial são fundamentais para esta visão”, sustenta o reitor, salientando que “estas acções reflectem a nossa dedicação em cultivar uma relação com a vibrante comunidade sul-africana e a sua herança portuguesa, incentivando uma nova geração de líderes através da excelência na educação e de uma liderança com impacto”.

Projectos com impacto positivo

Refira-se que a PBS está presente nos rankings do Financial Times desde 2011, fazendo parte de um grupo de elite de instituições cujos MBAs possuem acreditações internacionais da AMBA, AACSB e EFMD.

A África do Sul, onde a comunidade portuguesa é uma das maiores do mundo, com cerca de 450 mil portugueses e luso-descendentes, e o continente africano em geral, são um foco chave de crescimento para a PBS. No final de 2023, a escola de negócios lançou o Innovation x Hub para promover a inovação e impulsionar o impacto positivo através de projectos, investigação aplicada e programas educacionais, através dos seus Centros de Impacto, e em colaboração com organizações, empresários e universidades. De salientar que o Africa Futures Center é um dos centros de impacto do Innovation x Hub, trabalhando no desenvolvimento de uma relação transcontinental com África através de parcerias inovadoras, intercâmbio de conhecimentos e liderança inclusiva.

Mais Artigos