A taxa de inflação em Cabo Verde situou-se nos 3,1% em Janeiro de 2024, como mostram os dados estatísticos, referentes ao Índice de Preços no Consumidor (IPC) do país lusófono.
Os dados indicam que no mês de Janeiro de 2024, o IPC registou uma taxa de variação mensal negativa, que levou a uma diminuição de 0,7 pontos percentuais (p.p.) nos preços, comparativamente ao registado no mês anterior.
No que a variação homóloga diz respeito, ou seja, no comparativo ao mesmo período do ano passado, percebe-se uma queda de 1,2 p.p.
Os dados a que a FORBES ÁFRICA LUSÓFONA teve acesso, indicam ainda que no período em análise, o IPC registou uma variação média de 3,1% nos últimos 12 meses.
Se restringirmos a análise a inflação subjacente, ou seja, índice que exclui energia e bens alimentares não transformados, percebe-se que a variação homóloga ronda os -0,1%.
Importa dizer que o Índice de Preços no Consumidor é um indicador que tem por finalidade medir a evolução dos preços de um conjunto de bens e serviços considerados representativos da estrutura do consumo privado da população residente, ao longo do tempo, num espaço geográfico delimitado.
No caso de Cabo-Verde, o INE local explica que a análise é representativa de um cabaz de 570 produtos.