Cabo Verde registou deflação de 0,5% em Fevereiro

Cabo Verde registou uma deflação de 0,5% em Fevereiro, indicando diminuição nos preços comparando com o mesmo mês de 2023, de acordo com o Instituto Nacional de Estatística (INE). Segundo o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) dos últimos anos, a linha da taxa de variação homóloga tem vindo a decrescer desde o segundo semestre…
ebenhack/AP
Esta descida nos preços, comparativamente a 2023, reflete uma tendência decrescente no aumento dos preços desde o segundo semestre de 2022, de acordo com o Índice de Preços ao Consumidor do INE.
Economia

Cabo Verde registou uma deflação de 0,5% em Fevereiro, indicando diminuição nos preços comparando com o mesmo mês de 2023, de acordo com o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Segundo o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) dos últimos anos, a linha da taxa de variação homóloga tem vindo a decrescer desde o segundo semestre de 2022. Tal declínio, diz a Lusa, reflete uma redução no ritmo de aumento dos preços do cabaz de produtos essenciais, analisado mensalmente pelo INE.

Em Fevereiro, a variação caiu abaixo de zero, indicando que os preços não só deixaram de subir, como recuaram 0,5%. Os sectores das comunicações e transportes foram os que mais contribuíram para a deflação homóloga observada.

Em termos acumulados, desde o início do ano até o final de Fevereiro, Cabo Verde apresenta uma variação de preços de -0,5%.

O país encerrou 2023 com uma inflação de 1,3%, e o Orçamento do Estado para 2024 prevê uma inflação de 2,8% até ao final do ano.

Mais Artigos