O funaná é um dos ritmos musicais mais identificativos da cultura cabo-verdiana. O seu compasso quase “frenético” marcado pelo som da gaita e do ferrinho, está muito associado a festas e celebrações da massa popular, tendo inclusivamente, em tempos, sido proibido pelo regime colonial. Nessa época o funaná foi renegado como cultura marginal e era praticado sobretudo nas zonas rurais.
Porém, a popularidade deste ritmo, fazem dele um símbolo de resistência e aquando da independência de Cabo Verde o Funaná é reconhecido como uma das importantes bandeiras de afirmação da cultura cabo-verdiana. A partir de então, o ritmo ganha destaque e começa a ser gravado e executado por alguns dos mais renomados músicos do país.
É em nome desta história e do papel que o funaná teve e tem na identidade de Cabo Verde que o Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas decidiu classificá-lo de Património Imaterial Cultural Nacional. O Governo justifica esta decisão com o facto da mesma estar “alinhada com a Convenção para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial, aprovada pela UNESCO, em 2003, e ratificada por Cabo Verde, em 2008, com a diretrizes do Regime Jurídico do Património Cultural e a Convenção para a Proteção e Promoção da Diversidade das Expressões Culturais (2005)”.
Esta classificação permitirá ao Ministério criar medidas e iniciativas de promoção deste ritmos e dos autores e intérpretes a ele associados. “Este género musical é classificado em toda a sua dimensão intangível e simbólica, bem como a tangível vinculando os instrumentos, espaços associados a este género musical e todos os suportes de registos de músicas, canto e de dança, físicos ou digitais que contem elementos relevantes à sua salvaguarda”, lê-se no comunicado.
A classificação faz parte de um processo de salvaguarda e valorização do património histórico e cultural nacional. De recordar que a nível internacional Cabo Verde já viu a Morna ser classificada de Património Imaterial da Unesco e está em processo de estudo e avaliação uma potencial candidatura do Batuque à mesma distinção.