Cabo Verde está a dar passos significativos na promoção da mobilidade eléctrica. O país acaba de instalar mais de metade dos 40 postos públicos de carregamento rápido para carros elétricos planeados para o país.
O coordenador do projecto de Promoção da Mobilidade Elétrica (ProMec) em Cabo Verde, Leo Pagnac, avançou que o processo de instalação está em curso e que se prevê a conclusão em todas as ilhas até Junho deste ano.
Inicialmente o projecto, com foco em Santiago, tem já também operacionais postos de carregamento no Sal e em São Vicente. O objectivo é expandir a cobertura para todas as ilhas até Junho, conforme previsto pelo governo.
Embora o ministro de Indústria, Comércio e Energia tenha anunciado que todas as ilhas de Cabo Verde teriam carregadores públicos de carros eléctricos no início deste ano, o coordenador Leo Pagnac explicou à Lusa que alguns atrasos técnicos ocorreram. No entanto, expressou satisfação com o progresso do projecto e observou “um aumento notável na adopção de carros eléctricos” no arquipélago.
Os postos públicos de carregamento, geridos pela empresa Trações Elétricas de Cabo Verde (TECV), estão a registar uma utilização média de 5,2%, com destaque para a taxa mais elevada de cerca de 20% em Achada de Santo António, na cidade da Praia. Empresas, taxistas e turistas são os principais utilizadores desses postos.
O investimento nos postos públicos é apoiado pelo fundo climático Mitigation Action Facility e pela cooperação técnica alemã, complementando as iniciativas privadas de carregamento já em curso no país.
Com mais de 200 carros eléctricos em circulação e um programa de incentivos à mobilidade eléctrica em andamento até Junho de 2025, o Governo espera impulsionar a adopção de veículos eléctricos e reduzir a dependência dos combustíveis fósseis.