Cabo Verde, com mais de 99% de seu território composto por mar, está empenhado em posicionar-se como um líder na economia azul, garantiu o primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva.
Discursando na 9ª Edição da Conferência “Nosso Oceano”, em Atenas, o governante disse que o arquipélago tem estabelecido metas ambiciosas para a transição energética, gestão da água e desenvolvimento sustentável, envolvendo activamente o sector privado.
“Acredito firmemente na possibilidade de conciliar a economia com a acção climática através de políticas estratégicas, incentivos adequados e uma forte vontade política”, sublinhou, numa nota publicada na sua conta oficial do Facebook.
Enfatizou ainda a importância da segurança, abordando-a num conceito amplo e global, que inclui a protecção contra o tráfico de drogas, tráfico de seres humanos e pirataria marítima, bem como a luta contra a poluição e pesca ilegal, garantindo também a segurança alimentar, energética e cibersegurança.
Ulisses Correia e Silva defendeu a urgência de uma responsabilidade global para a protecção e conservação dos oceanos, reafirmando o compromisso para as gerações presentes e futuras.
A acção climática e a gestão sustentável dos recursos marinhos, concluiu, representam oportunidades de investimento privado, parcerias público-privadas, crescimento económico e criação de emprego.