A lista evidencia jovens talentosos e empreendedores da região lusófona, cujas realizações estão a moldar o futuro. Leida Helena Dos Santos Correia e Silva destaca-se não só pela sua garra nas tecnologias, mas também pelo seu compromisso em promover mudanças positivas na sociedade no âmbito das tecnologias em Cabo Verde.
De 27 anos de idade, a engenheira mecânica é uma figura dinâmica na indústria e cultura de tecnologia digital em Cabo Verde. Lidera a EasyPay CV, a start-up que se prepara para trazer o serviço inovador de carteira digital do país, chamado S.END.
Leida lançou essa iniciativa ambiciosa com o objectivo de democratizar o acesso financeiro. Apesar da expectativa em torno da licença por sair, a EasyPay CV já fez a sua marca na cena de start-ups, conquistando o primeiro lugar no Concurso Nacional de Startups Digitais de Cabo Verde em 2023.

É embaixadora da UN Youth IGF em Cabo Verde, defendendo a governança da internet, a boa utilização da internet e a cibersegurança, garantindo voz a todos os jovens cidadãos na configuração do cenário digital. Além disso, como gerente de projectos e eventos na Women in Tech Cabo Verde, Leida trabalha junto da equipa WIT para reduzir a lacuna de gênero na indústria de tecnologia, promovendo a diversidade e inclusão.