As remessas dos trabalhadores portugueses em Angola cresceram 13,1% no primeiro trimestre deste ano, atingindo os 80,6 milhões de euros, em comparação com os 71,3 milhões registados no mesmo período do ano anterior, segundo dados do Banco de Portugal.
No sentido inverso, os angolanos a trabalhar em Portugal enviaram 2 milhões de euros nos primeiros três meses deste ano, representando uma descida de 18,2% face aos 2,4 milhões enviados no primeiro trimestre do ano passado. Em Março, essa redução foi ainda mais acentuada, com os valores a descerem de 750 mil euros para 680 mil euros, uma queda de 22,5%.
Globalmente, os imigrantes africanos lusófonos em Portugal enviaram 11 milhões de euros nos primeiros três meses deste ano, registando um aumento de 1,4% em comparação com os 10,9 milhões enviados no mesmo período do ano passado.
Já os portugueses a trabalhar nos PALOP (Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa) enviaram 82,1 milhões de euros no primeiro trimestre de 2024, representando um aumento de 11,5% em relação aos 73,7 milhões enviados nos primeiros três meses do ano anterior.