Presidente de São Tomé apela a educação inovadora

O Presidente são-tomense defendeu uma educação transformadora no arquipélago, instando a um maior envolvimento dos professores e encarregados de educação para garantir que nenhuma criança em idade escolar fique fora do ensino. Carlos Vila Nova falou durante o lançamento das atividades do mês da criança, que começam no dia 1 de Junho, Dia Mundial da…
ebenhack/AP
Presidente de São Tomé e Príncipe apela a uma educação transformadora para todas as crianças, visando maior envolvimento dos professores e encarregados de educação.
Líderes

O Presidente são-tomense defendeu uma educação transformadora no arquipélago, instando a um maior envolvimento dos professores e encarregados de educação para garantir que nenhuma criança em idade escolar fique fora do ensino.

Carlos Vila Nova falou durante o lançamento das atividades do mês da criança, que começam no dia 1 de Junho, Dia Mundial da Criança, sob o lema “Chegou a hora para uma educação transformadora e participativa que faça a diferença”.

“É sempre uma ocasião para refletir sobre as muitas situações que afetam as nossas crianças, os seus direitos e deveres, a missão e responsabilidade dos professores e educadores, bem como a dos pais e encarregados de educação”, afirmou Carlos Vila Nova.

O presidente destacou que a educação é a base para a construção de qualquer sociedade e defendeu um balanço sobre o passado, presente e futuro da educação em São Tomé e Príncipe.

“O mundo está em constante evolução e, como tal, a educação deve seguir o mesmo ritmo. A educação transformadora deve alicerçar-se na interdisciplinaridade, incentivo à autonomização do aluno, estímulo à leitura, à reflexão e ao debate, uso correto de ferramentas tecnológicas e a promoção de actividades extracurriculares efectivamente pedagógicas”, acrescentou.

De acordo Carlos Vila Nova dirigiu um apelo aos pais e encarregados de educação, alertando que as dificuldades financeiras não podem ser desculpa para o abandono das crianças.

“É mister que os pais cumpram efetivamente com a sua responsabilidade no que concerne à educação dos seus filhos. Não sejam apenas provedores financeiros, mas igualmente educadores, através da transmissão de valores e princípios”, salientou.

O presidente expressou o desejo de que nenhuma criança em idade escolar fique fora do sistema escolar e sublinhou a importância das instituições competentes garantirem a sua proteção e segurança.

Mais Artigos