As exportações de mercadorias dos países de língua portuguesa para Macau atingiram no mês de Abril os 102 milhões de patacas (11,7 milhões de euros), uma queda de 25,7% face ao mesmo mês do ano passado, segundo a Direção dos Serviços de Estatística e Censos (DSEC) daquela região autónoma chinesa.
De acordo com os dados da DSEC, Brasil foi o país do mercado lusófono com maior volume do comércio com Macau, atingindo um valor de 73,7 milhões de patacas (8,44 milhões de euros), menos 35,6% em termos anuais, sendo composta sobretudo por carne, peixe e marisco.
Enquanto isso, o valor da mercadoria comprada por Macau a Portugal subiu 21% para 27,1 milhões de patacas (3,1 milhões de euros), sendo composta maioritariamente por vestuário e acessórios, bebidas alcoólicas e produtos farmacêuticos.
Os números, avança a Lusa, mostram ainda que o bloco de países de língua portuguesa comprou a Macau mercadorias no valor de 258 mil patacas (cerca de 29.500 euros) em Abril., quando é igual período de 2023 as importações dos mercados lusófonos não terão passado de 40 mil patacas (cerca de 4.600 euros).
No total dos quatro primeiros meses do ano, as exportações de mercadorias dos países de língua portuguesa para Macau caíram 17% para 422,7 mil milhões de patacas (48,4 mil milhões de euros).
Recorde-se que, em 2023, as exportações de mercadorias dos países de língua portuguesa para Macau atingiram 1,43 mil milhões de patacas (163,8 milhões de euros), o valor mais elevado desde 1998, altura em que a DSEC começou a recolher dados sobre comércio externo.