O governo angolano investiu 116 milhões de dólares na reabilitação do aproveitamento hidroelétrico da Matala, província da Huíla, inaugurado ontem, 31 de Maio pelo Presidente João Lourenço.
Os dados a que FORBES ÁFRICA LUSÓFONA teve acesso, dão conta que trata-se de um projecto “chave na mão”, que era para ter sido entregue em Abril do ano em curso, portanto, inaugurado um mês depois do timing definido para a recepção.
Além do detalhe do tempo de entrega do projecto, destaque para a construção de uma linha para os municípios do Quipungo e da Matala, bem como para a zona mais remota do Quandjanguite, todos na mesma província.
Acresce a isso, a reabilitação total da rede de baixa tensão, que tem 135 km e ainda a instalação de 29 postos de transformação, que na prática vai dar suporte a linha pré-paga de energia, já que foram instalados, conforme os dados a que a FORBES teve acesso, cerca de três mil contadores.
Assim, Angola segue na linha do aumento da sua capacidade de produção de energia, que conforme os dados já é superavitária à necessidade do país, sendo que o problema agora é a distribuição, já que a linha de transporte é deficitária.