“A assinatura do contrato de investimento é um marco importante no processo que começamos no Dande” – presidente do Grupo Progest

O presidente do Grupo Provest, Pedro Soco, considerou o contrato de investimento assinado recentemente com a Sociedade de Desenvolvimento da Barra do Dande (SDBD) “um marco muito importante” no processo de implementação do projecto logístico da empresa, iniciado há cerca de dois anos. “A assinatura do contrato vem solidificar o nosso compromisso com a Zona…
ebenhack/AP
Contrato de 173 milhões de dólares entre a Quimera Logistics - empresa detida pelo Grupo Provest -e a SDBD marca um novo capítulo na consolidação da Zona Franca da Barra do Dande como centro logístico estratégico de Angola.
Negócios

O presidente do Grupo Provest, Pedro Soco, considerou o contrato de investimento assinado recentemente com a Sociedade de Desenvolvimento da Barra do Dande (SDBD) “um marco muito importante” no processo de implementação do projecto logístico da empresa, iniciado há cerca de dois anos.

“A assinatura do contrato vem solidificar o nosso compromisso com a Zona Franca da Barra do Dande, na implementação de um projecto estruturante que terá um impacto directo sobre cerca de 12.500 pessoas, e um impacto indirecto ainda mais amplo”, afirmou o gestor à imprensa.

O acordo, rubricado no passado Sábado, 18, à margem da primeira edição do Angola Hub Transporte & Logística, foi celebrado entre a SDBD e a Quimera Logistics, empresa detida pela Provest, e contempla um investimento estimado em 173 milhões de dólares. O pacote inclui um contrato de investimento e um contrato-promessa de transmissão de direitos de superfície, que asseguram a base legal e operacional do empreendimento.

Segundo Pedro Soco, a assinatura do contrato “era a peça que faltava” para consolidar a estrutura financeira e permitir o avanço para a fase final de preparação e construção da infra-estrutura.

“A ideia era trazer mais robustez à nossa actividade, e este contrato é o resultado do desenvolvimento estratégico do projecto e do alinhamento entre todos os stakeholders envolvidos”, explicou.

Adilson Catala, PCA da SDBD e Elvira Xisto, administradora da Quimera Logistics, rubricaram o acordo.

Por seu turno, o presidente do conselho de administração da SDBD, Adilson Catala, destacou à FORBES ÁFRICA LUSÓFONA que o contrato vai permitir à Quimera Logistics desenvolver a plataforma logística Dande Park One, um projecto com 425 hectares, concebido para reforçar a conectividade regional e apoiar o ecossistema de comércio e transportes do país.

“São iniciativas estruturantes que nos permitem materializar a visão de transformar a Zona Franca num ecossistema catalisador do investimento privado, contribuindo assim para o desenvolvimento económico sustentável de Angola”, sublinhou Catala.

Com vigência de 25 anos, renovável por igual período, o contrato permitirá que a Quimera Logistics avance, nos próximos 24 meses, com as obras da plataforma logística – um investimento que ocupará 24 hectares e servirá de base para o Dande Park One, uma das âncoras industriais da Zona Franca.

Além deste projecto, o Grupo Provest está igualmente a desenvolver na Barra do Dande um parque alimentar, reforçando o seu compromisso com a diversificação económica, a criação de emprego e a consolidação das cadeias de valor logísticas e agroindustriais.

O investimento da Provest surge num contexto em que Angola procura afirmar-se como hub logístico e industrial da África Austral, capitalizando a localização estratégica da Zona Franca da Barra do Dande – próxima do porto de Luanda e com acesso facilitado aos corredores rodoviários e ferroviários que ligam o litoral ao interior.

O projecto insere-se na estratégia de diversificação da economia angolana, que visa reduzir a dependência do petróleo e criar uma plataforma de exportação regional capaz de atrair novos fluxos de investimento privado e transformar o Dande num pólo de competitividade africana.

Mais Artigos